x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 19.473

Empresa adquire mercadorias mas só presta serviços

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 13:47

Boa Tarde, trabalho em uma empresa que presta serviços de consultoria e me deparei com uma situação nova e que não sei como solucionar.

A empresa em que estamos trabalhando presta serviços principalmente na área de informática e de integração de sistemas. Para a realização desses trabalhos ela adquire mercadorias que são empregadas nessa prestação de serviços, mas como o contrato firmado com as empresas é apenas de prestação de serviços, muitas não aceitam uma NF de revenda, emitindo esta empresa, portanto apenas uma NF referente aos serviços prestados.

Com o passar do tempo os estoques dessa empresa foram ficando muito altos, porque a empresa registra as entradas de mercadorias, mas não existe o registro da saída e essas mercadorias, na maioria das vezes, já foi utilizada na prestação de serviços.

Gostaria que me ajudassem a solucionar essa questão, tanto em relação a como proceder para efetuar a baixa no estoque, quanto em relação a correta forma de formalização dessa trazação.

Desde já obrigada.

Mariana Coelho

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 18:54

Mariana..Boa Noite

No caso, vc não precisaria jogar em estoque. .pois vc não revende....
Vc poderia jogar numa despesa de compra p/ servs. de manut. de software..(o mesmo é comprado e usado automaticamente)
No meu caso..a Empresa onde trabalho presta servs. de conservação de rodovias..ela compra cimento...concreto...areia...mas esse material é empregado nos serviços prestados..eu jogo esse material em despesa de uso e consumo...pois tb a NF emitida é somente de serviços..pois esta no contrato.
Espero ter ajudado

Leonardo Anjos

Leonardo Anjos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 08:10

Bom dia Mariana.

A Helena explicou direitinho a melhor maneira de se fazer a contabilização, todo o material que for comprado para se fazer a manutenção e prestação de serviço, você contabiliza como material de consumo para prestação de serviço, e não como estoque, já que a atividade fim da empresa é a prestação de serviço, e ela tão somente usa estes materiais para prestar serviço e não para vendê-los, assim não vai ter acumulo na conta de estoque. Essa é a maneira mais correta de se fazer esta contabilização.

Quanto ao estoque que você já tem contabilizado, haverá a necessida de revaliar estas contas, pois de fato este estoque não existe, já que ele foi empregado na prestação de serviço. Precisa ver a melhor maneira de se fazer, no momento não sei como poderia ser feito, mas se surgir alguma idéia, ou se algum colega tiver alguma idéia de como se fazer, por favor postem aqui para ajudar.

Abraços a todos.

"Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?!"
[email protected]

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 09:12

Bom Dia Helena e Leonardo, muito obrigada pelos esclarecimentos, foram de muita valia. Mas me surgiu outra dúvida, a maioria dos clientes dessa empresa são fora do estado e preciso emitir NF para acompanhar o deslocamento desses produtos. A empresa vem emitindo NF de simples remessa, mas creio que não seja a melhor forma de se fazer. Vocês sabem a forma correta de agir nesse caso.

Mais uma vez obrigada.

Silvio Alex Bertoncelli

Silvio Alex Bertoncelli

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 10:31

Bom Dia Mariana.

A nossa colega Helena explicou corretamente a forma de contabilização.
Quanto a correção, vc deverá escolher uma data apropriada na sua contabilidade para fazer as devidas correções, de acordo com a NBCT 19.11 (Norma Brasileira de Contabilidade Técnica).
Você encontra a norma na internet facilmente, mas se você quiser posso disponibilizar no fórum.
Não esqueça de citar essa correção nas notas explicativas do balanço.

Abraços a todos.

Leonardo Anjos

Leonardo Anjos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 12:16

Mariana, boa tarde.

Fico feliz em poder ajudar com as dúvidas, sobre as emissões de NF, você pode dar uma olhada no link abaixo, do site da fazenda de MG, onde constam todos os códigos de classificação contábil, isso ajudaria a achar algum código que se encaixe melhor na sua situação.

Espero ter ajudado.

Classificação Contábil Emissão de NF

"Que homem é o homem que não torna o mundo melhor?!"
[email protected]
Daniela Lima

Daniela Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 11:24

Olá pessoal, dentro deste tema eu tenho outra dúvida.

Minha empresa é somente prestadora de serviços de estacionamento e guincho. Ela não efetua compra de material aplicado. Porém compra produtos em geral com Nota Fiscal.

Minha dúvida é, lanço essas notas diretamente para despesa?
Quando for uma nota para ser paga em mais de uma vez eu lanço as despesa com regime de caixa ou eu posso apropriar a nota em fornecedores mesmo q ela n seja lançada no Fiscal?

Desde já agradeço.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 12:54


Daniela, boa tarde.

Partindo do princípio de que a empresa não possua inscrição estadual, voce deverá efetuar a escrituração da nota fiscal pelo regime de competência, debitando a conta despesa xys e creditando fornecedores, conforme dispõe os princípios fundamentais da contabilidade.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
GLEISON DE OLIVEIRA SILVA

Gleison de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 11:28

Prezados, boa tarde,
Tenho um cliente que prestar serviços de confeccao de figurinos estilzados e adereços (são roupas de epóca para novelas e Minisseries Bíblicas). Exemplo: Ele cria a roupa de um soldado da epóca. Para isso ele compra mercadorias para executar o seu serviço. Podemos considerar que isso seja realmente um serviço? Se sim, ele deve escriturar as compras no livro de registro de entradas (ele não possui inscrição estadual)?

Gleison SilVa
Contador, Pós graduando em Gestão Tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.