x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.458

Empréstimo de Sócios

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2007 | 20:47

Boa noite Helds

O pagamento de despesas e encargos da empresa por parte do empresário é prática bastante comum e caracteriza o Mútuo. No entanto, nem sempre é reconhecida uma vez que envolve elaboração de Contrato entre as partes, cobrança de juros e conseqüente incidência do Imposto de Renda.

Não há uma lei específica para este tipo de Contrato, contudo, a cobrança de juros (artigos 406 e 407) e a conceituação dos empréstimos estão previstas no Código Civil.

Recentemente li um artigo que aborda de maneira bastante clara a questão você o encontrará no link http://www.classecontabil.com.br/servlet_art.php?id=949

Como cada operação terá de ser acobertada por um Contrato de Mútuo, e ao cabo de algum tempo a empresa se obriga a pagar o empréstimo com juros, fica muito mais prático e menos oneroso um aumento de Capital.

Explico;
Aumente a participação do sócio com a aquisição de quotas subscritas a integralizar em prazo determinado. Desta maneira o sócio fica "devendo" para sociedade e pode pagar aos poucos "integralizando" as quotas na mesma proporção que pagar as contas.

Ao final de cada mês você soma o que foi pago pelo sócio e elabora um recibo de integralização de parte das quotas subscritas registrando a entrada do dinheiro a débito da conta Caixa (Ativo Circulante) e a integralização a crédito da conta Quotistas Capital a Integralizar no Patrimônio Líquido.

Cabe ressaltar que independentemente da alternativa que você tome (Contratos de Mútuos ou Aumento de Capital) o sócio deverá ter respaldo na DIRF (Pessoa Física) cabendo a ele provar a origem do dinheiro empregado, se for o caso.

Edneuma Maria do Nascimento

Edneuma Maria do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Domingo | 18 setembro 2011 | 16:18

Boa Tarde a todos, gostaria de saber como devo proceder para aumentar o capital da empresa usando o mutuo entre a empresa e um dos sócios. Um sócio emprestou dineiro para empresa para comprar um imóvel, mas como a empresa não tem como saldar essa divida o sócio propôs aumentar o capital e consequentemente a suas cotas. Alguém pode me ajudar como faço isso perante a Junta comercial e a contabilização desse ato?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.