x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1.915

acessos 517.560

Parcelamento FGTS MP 927/ 2020 - Site com Instabilidade

EDUARDO ABREU

Eduardo Abreu

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 08:36

Micheli de Mattia
Tive o mesmo problema com uma empresa. Parece que você só tem uma chance de imprimir a guia, se der algum problema você não consegue mais. Tirei essa conclusão pois fiz um teste com uma empresa que eu já tinha impresso a guia e deu a mesma mensagem...
Essa opção de emitir a guia pelo ICP é somente para empresas que tem mais de 10 funcionários, de acordo com o comunicado.
Eu estou desde o dia primeiro tentando emitir as guias, trabalhei sabado e domingo e muito além do meu horário e só consegui 6 guias, 4 estão corretas e as duas que eu emiti agora pela manhã pelo icp estão faltando competências... Ainda me faltam 13 empresas.
O site agora pela manhã pede para voltar dentro de alguns minutos após solicitar, porém já tem duas horas e nada. Vou fazer a SEFIP bomba, porque já não tem mais o que ser feito.
A Caixa é uma vergonha.

Débora Vendramini Serpeloni

Débora Vendramini Serpeloni

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 08:37

Tatiane e Simone
Tatiane e Simone, essa opção aparece quando você entra na conectiviade social (no mesmo lugar que você entra para tirar o extrato do fgts do funcionário), só que ao invés de clicar em empregador, você vai ver a opção Regularidade FGTS.

Mônica Escovino Nogueira

Mônica Escovino Nogueira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 08:45

Charles, recebi essa orientação de um amigo, para gerar a guia pelo SEFIP. Resolvi não fazer assim mas se você quiser, segue a orientação.

❗️ ALTERNATIVA DA CAIXA PARA QUITAÇÃO DO VALOR❗️
Eu, Guilherme, detestei essa medida paliativa da Caixa, devido ao pouco tempo que temos para esse procedimento e grande chance de erros, por ter que fazer tudo manual, mas vamos lá: 
✅ Gerar o parcelamento via SEFIP!
⚠️ Eu peço muita atenção de vocês nesse procedimento, pois a Sefip não é apenas para fins de FGTS, mas também alimenta o CNIS, então se preencher errado pode ocasionar problemas nessa base!
1️⃣ Gere a Sefip de 03/2020 (parcelamento sempre começa na competência mais antiga, então se você não optou por parcelar essa competência, comece pela próxima) em atraso e com pagamento para 07/07/2020.
⚠️ Vai utilizar o mesmo código de recolhimento que informou na época! Ou seja, mantenha a Sefip como ela era! 115, 150, 155... inclusive as alocações dos empregados, se tiver!
2️⃣ Calcule o valor que seria devido na primeira parcela! Se ao todo você tem 30 mil reais no parcelamento, a primeira parcela é R$ 5 mil (30 mil / 6 = 5 mil)
3️⃣ Verifique quais são os empregados mais antigos e deixe eles na modalidade branco, até o limite de R$ 5 mil de base: 
❇️ Joãozinho é o empregado mais antigo da empresa e tem uma base de R$ 3 mil. Deixe ele na modalidade branco.
❇️ Chiquinho é o segundo empregado mais antigo e tem uma base de R$ 1.500,00. Deixe ele na modalidade branco.
❇️ Manoelzinho é o terceiro empregado mais antigo e a base dele é de R$ 2.000,00. E agora?
⚠️ Não é possível incluir o Manoelzinho integralmente no parcelamento, pois ficaria acima do valor. 
❗️Inclua esse valor de base restante (R$ 500,00) no campo Remuneração sem 13° salário, ticar a opção “Remuneração Complementar para o FGTS” e colocaria a base completa em “Base de Cálculo da Previdência Social”.
Vai ficar assim:
Remuneração sem 13° salário: R$ 500,00
Base de Cálculo da Previdência Social: R$ 2.000,00
⚠️ Muita atenção nesse procedimento, pois isso interfere no CNIS do empregado.
❗️Desta forma, na próxima parcela o Manoelzinho terá uma diferença ainda a receber referente a competência 03/2020.
‼️ Se não quiser fazer esse procedimento de complementar e deixar a guia com um valor um pouco a menor, NÃO TEM PROBLEMA!
A Caixa irá distribuir a diferença na próxima guia. 
4️⃣  Altere todos os DEMAIS empregados para a modalidade 9, para confirmação dos valores e para não ter problemas no CNIS. 
5️⃣ Pronto, transmita a SEFIP para gerar a guia! 
❎ Reforço mais uma vez que essa medida paliativa deve ter sido usada em ÚLTIMO CASO, pois o tempo é muito curto e a chance de erro devido à pressa é grande! 

Paula

Paula

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 08:46

Bom dia! Ao longo desses dias, após muita insistência e com muita sorte, consegui emitir as guias, muitas com divergência de valores. Até então, apesar da terrível instabilidade, havia a opção de regularização do parcelamento, onde era possível abater os valores já pagos anteriormente devido as rescisões. Hoje o site está tão rápido que parece que foi feito pela NASA, mas a opção de regularização não consta mais. Simplesmente só é possível emitir a guia, não ha possibilidade de fazer mais nada. Essa situação só confirma o que sempre falei ao longo desses 10 anos de profissão, quem faz estes sites e programas nunca trabalhou com DP, não faz a menor ideia de como é nossa massante rotina.

Fábio Novaes

Fábio Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 08:48

Eu já nao aguento mais a caixa economica federal , muita instabilidade pra tudo na vida , o site nao funciona direito nunca, consegui acessar visualizar valor errados , visualizei a guia pelo Conectividade ICP , porem nem o codigo de barras aparece , e so consegui isso hoje , e agora nao consigo mais desde as 7 da manha, enviar esse SEFIP ai nao vai dar , e muita empresa e pra enviar sefip e um dia todo ou mais  , e ai ate chegar a guia ao cliente , hoje ja e o prazo do vencimento  , a unica esperança e o FENACON conseguir a prorrogação , o site tinha tudo pra ser bom , e facil acesso , agora feito pela CAIXA , e essa porcaria sempre .

BRUNO MUNIZ

Bruno Muniz

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 08:57

É simplesmente a coisa mais absurda que já vi. Se você fez a entrega da SEFIP dentro do prazo, mas com a modalidade BRANCO, que da mesma forma se declarou e não pagou, automaticamente você assume o débito, a CAIXA não entende e não concede o parcelamento. Obrigatoriamente deveria informar na modalidade 1 para aderir ao parcelamento. Ridículo e totalmente punitivo, já que empresas que receberem as guias das competências amparadas pela medida, automaticamente se não batesse o pagamento estas guias deveriam entrar para parcelamento. Que coisa mais absurda isso!!! Alguém teve este mesmo problema?

Patricia Benites

Patricia Benites

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:01

Bom dia Priscila Nunes, olhei todas as sefips enviadas e a do mês 04/2020 apenas um funcionário foi na modalidade 1, isso significa que só o esse valor vou conseguir parcelar? Será que se eu reenviar as sefips a CEF vai acatar devido 1 ter sido enviado?

Patrícia Benites
Alex Muniz

Alex Muniz

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:04

Bom dia, colegas!

Estou tentando há 3 dias gerar as guias de duas empresas e continuo sem sucesso. Hoje, pelo menos, carregou a pagina de uma das empresas, mas aparece esse erro:
"079-Não foram encontrados registros de autenticação para os dados informados."
Alguém recebeu essa mensagem ou sabe o que pode ser?

Riatla Oliveira da Silva

Riatla Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:10

Alguém conseguiu receber a guia após essa mensagem: "Informação!A solicitação de geração de guia foi realizada e será disponibilizada em breve. Retorne em alguns minutos." ?
Eduardo, estou passando pelo mesmo problema.

Até o presente momento, não obtive êxito em conseguir pegar a guia.

Rafael Ferreira Gomes

Rafael Ferreira Gomes

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:15

Bom dia,
Eu consigo chegar até a parte que seleciona a inscrição. aparece os cnpj e o valor das guias totais.
Quando clico no cnpj para abrir as guias simplesmente não abre....
Pelo conectividade não abre o parcelamento.... as coisas estão complicadas

Fábio Novaes

Fábio Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:22

Bom dia , 

Todos com mesmo problema abaixo ? Pois toda vez que clico aparece essa informação , acho que e problema do site mesmo nao vai gerar a guia enquanto nao arrumarem .

Informação!A solicitação de geração de guia foi realizada e será disponibilizada em breve. Retorne em alguns minutos.

BRUNO MUNIZ

Bruno Muniz

há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:40

Eu e Patrícia estamos com o mesmo problema. Enviamos dentro do prazo, mas com a modalidade branco e dando a opção de pagamento ao cliente, onde caso não pagasse, AUTOMATICAMENTE o valor entraria para parcelamento, só que a CAIXA diz que para aderir tinha que enviar na modalidade 1. Coisa mais absurda que já vi!!

Riatla Oliveira da Silva

Riatla Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:41

Pessoal, alguém com o mesmo problema meu e do Bruno que conseguiu resolver? Estou tentando falar no 0800 da caixa mas sem sucesso.
Patrícia, 

tá impossível falar com eles, apesar do meu problema ser um pouco diferente do de vocês.
Não sei como resolver e o prazo é hoje.

Fica muito complicado isso.

BRUNO MUNIZ

Bruno Muniz

há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:46

Patrícia e Riatla, mandei email para a CAIXA ontem e me responderam agora com a seguinte informação e orientação:

Prezados
1            Em atenção à sua solicitação informamos que na impossibilidade de geração da guia pelo sistema www.conectividadesocial.caixa.gov.br,o empregador poderá gerar a guia de arrecadação da parcela 1/6, por meio do
SEFIP, alternativa em que deverão ser recuperados os arquivos declaratórios enviados à CAIXA, referente às competências março, abril e maio/2020, e proceder da forma seguinte:

a) Realizar a conferênciados valores declarados das competências suspensas, conforme arquivos de Declarações prestadas até o dia 20/06 pelo SEFIP;

b) Abater, dos valoresdeclarados, as antecipações de recolhimentos porventura realizadas para as competências suspensas;

c) Apurar o valor totaldevido de depósito para as competências suspensas;

d) Apurar o valor de 1/6 dototal devido de depósito das competências suspensas;

e) Gerar pelo SEFIP a guiado valor apurado no item anterior, observando a orientação para recolhimento parcial, conforme Manual do Usuário do SEFIP 8.4, item 7.1;

f) Para gerar a guia de recolhimento da parcela 1/6 basta gerar arquivo SEFIP com as informações devidas, alocando os trabalhadores selecionados para recolhimento nesta parcela na modalidade branco e, os demais trabalhadores  anteriormente declarados, na modalidade 9 (confirmação de informação anterior) devendo ser priorizado o pagamento da competência suspensa mais antiga para recolhimento até o dia 07/07/2020;

g) A guia recolhida será processada e os valores serão abatidos do parcelamento em curso, sendo que
eventuais diferenças apuradas serão compensadas nas parcelas vincendas futuras.

2            Para mais informações o empregador deve acessar o endereço  http://www.fgts.caixa.gov.br/, onde estão disponíveis todas as orientações referentes à MP 927/2020.

Atenciosamente,
Atendimento MP927/2020
Caixa Econômica Federal

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:47

Bom dia!

Eu acredito que quem enviou na modalidade branco não consegue mais aderir ao parcelamento, pois para aderir ao parcelamento realmente deveria ter sido enviado na modalidade 1, até o dia 20/06. No dia 09/06 foi enviada essa mensagem pelo Conectividade:
"O prazo para envio das declarações do FGTS para as competências de março, abril e maio de 2020, relativas à suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia, termina em 20 de junho. O empregador que não efetuar o pagamento das competências e não encaminhar as informações dentro do prazo, pagará encargos e multas, incidentes a partir da data de vencimento original da obrigação, no dia 7 (sete) de cada mês. O envio das informações dos trabalhadores ao FGTS deverá ser efetuado através do SEFIP - Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, utilizando obrigatoriamente a modalidade 1 – Declaração ao FGTS e à Previdência. Os empregadores domésticos devem acessar o Portal eSocial para orientações operacionais sobre o envio das declarações."

E no dia 19/06 chegou essa:
" A CAIXA informa que amanhã (20/06/20200) é o prazo final para prestação da informação declaratório que habilitará o pagamento fracionado das competência 03, 04 e 05/2020, relativas ao diferimento previsto na MP 927/2020.
Os valores do parcelamento serão constituídos a partir da última declaração realizada pelo empregador, mediante uso do SEFIP, obrigatoriamente, informando a Modalidade 1  (Declaração ao FGTS e à Previdência), observando as orientações contidas no
Manual da GFIP/SEFIP para Usuários do SEFIP 8.4, Capitulo I, item 7, configurando assim a declaração de confissão para o Fundo de
Garantia."

BRUNO MUNIZ

Bruno Muniz

há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:50

Mayara, entendi.

Essa é a coisa mais absurda que já vi e que a partir do momento que declara na modalidade  BRANCO e não faz o pagamento, automaticamente você assume o débito e será cobrado mais na frente. Não achei que seria algo tão absurdo assim e que a CAIXA agiria de uma forma tão escrota.

Renata

Renata

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 09:52

Pessoal, Bom dia

EU FELIZMENTE CONSEGUI EMITIR TODAS AS GUIAS DOS CLIENTES QUE OPTARAM PELA SUSPENSÃO.  FIQUEI NA SEXTA FEIRA APÓS O EXPEDIENTE E APÓS AS 19:00 FOI QUE FOI UMA BELEZA. PORÉM, AGORA ESTOU COM UM PROBLEMA. MEUS CLIENTES NÃO ESTÃO CONSEGUINDO PAGAR AS GUIAS. PARECE QUE O BANCO NÃO ESTA ACEITANDO.   ALGUÉM MAIS COM ESSE PROBLEMA?

ALGUMA SOLUÇÃO  PORQUE FUI TENTAR EMITIR UMA GUIA NOVA E O SITE ESTA NO AGUARDE A MAIS DE UMA HORA

Página 17 de 64

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.