x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.464

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Domingo | 7 março 2010 | 22:51

Prezados (as),
Tendo em vista a regulamentação do CPC MPE pelo CFC em sua resolução1.255/2009, concluo que fica regrado à estas empresas a adesão do referido pronunciamento.
A dúvida que tenho é no caso dos testes de recuperabilidade descrito por tal CPC. Necessitam mesmo no entender dos senhores (as), tais empresas promover este teste mesmo em face de esforços exagerados e desgaste financeiro, ou possuí alguma "brecha" para não ser necessário este teste o qual demanda muito trabalho?
Desde já, muitíssimo obrigado!

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 22:29

Caro Luiz,

O CPC para PME, em minha opinião não é diferente do CPC normal, inclusive do CPC 01 "impairment" recuperabilidade do ativo.
O que ví acontecer no primeiro ano de adesão, foi as empresas utilizarem como base para recuperabilidade a taxa SELIC vigente na época, e literalmente projetavam a receita em 5 anos, e simplesmente checavam se em 5 anos as receitas cobriam o ativo total
As empresas de auditoria indicam que sejam feitas mesmo com o trabalho árduo que dá, tendo que separar por menor unidade geradora de caixa ( por uso), ou por projeção de recuperabilidade comercial ( por venda).
A intensão deste CPC é nada mais nada menos, que, o ativo esteja registrado de uma maneira que ele se pague com o passar do tempo, evitando que o mesmo (hoje) esteja superavaliado, justamente para entrar em harmonia com o IFRS.
Pelo menos, para as empresas de grande porte que presenciei ( que foi o caso do CPC 1), as empresas mesmo com o trabalho árduo, tiveram que efetuar esta analise de recuperabilidade.

Abraços
Ah..é minha primeira participação no fórum, espero ter ajudado

Isamara Silva Cota

Isamara Silva Cota

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 17:59

Gostaria de saber se vcs já conseguiram alguma bibliografia a respeito do assunto, estou elaborando meu TCC e ele tem como tema a imporatancia do referido CPC.

Atenciosamente,

Isamara

Isamara Silva Cota
Analista de Sistemas
Contadora
MBA GEstão Financeira, Auditoria e Controladoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.