x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 113

INDUSTRIALIZAÇÃO - INSUMO

Nathália Caroline da Silva

Nathália Caroline da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 11:39

Bom dia! Por favor, será que alguém poderia me dar uma ajuda? Um melhor entendimento...

Tenho uma empresa cuja tem CNAE principal 2542000 - Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias; CNAE 4399103 - Obras de alvenaria; CNAE 4321500 - Instalação e manutenção elétrica; CNAE 4322301 - Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás; CNAE 4120400 - Construção de edifícios; CNAE 4330405 - Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores.

A empresa é optante pelo simples nacional, e em alguns casos fabrica e instala estruturas metálicas, tipo aquelas coberturas de quadra de escolas.
Ela também fabrica e instala aqueles galpões metálicos (ex barracão), cuja estrutura é metálica.
Para estes dois tipos de estruturas, faz também toda a instalação completa do material elétrico que compõe a estrutura (galpão) para seu funcionamento, e também do material pluvial. Ou seja, ela fabrica toda estrutura e entrega o galpão/barracão pronto para utilização e funcionamento.

Minha dúvida é:
1) Os materiais elétricos e pluviais que adquire para a composição e instalação completa das estruturas, entra como? Compra para industrialização (insumo)? 
2) Os materiais de construção (cimento, tijolo etc) que adquire para utilizar na instalação e montagem da estrutura, entra como? Compra para industrialização (insumo) ou Compra para uso na prestação de serviço?
3) Na emissão das notas fiscais de saída, pode emitir somente uma nota como Industrialização de estrutura metálica? E uma nota dos serviços prestados de instalação e montagem? Ou precisa emitir mais alguma de outro tipo de serviço?

Agradeço desde já...

Nathália Caroline
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 14:44

Boa Tarde

1) Os materiais elétricos e pluviais que adquire para a composição e instalação completa das estruturas, entra como? Compra para industrialização (insumo)? Matéria-prima, pois é uma fabricação.
2) Os materiais de construção (cimento, tijolo etc) que adquire para utilizar na instalação e montagem da estrutura, entra como? Compra para industrialização (insumo) ou Compra para uso na prestação de serviço? Uso na prestação de serviço, pois vc usou a palavra instalação, ou seja, o fim é esse.
3) Na emissão das notas fiscais de saída, pode emitir somente uma nota como Industrialização de estrutura metálica? E uma nota dos serviços prestados de instalação e montagem? Ou precisa emitir mais alguma de outro tipo de serviço? 1 nota de venda com o CFOP 5.101 (fabricação) e mais 1 nota de serviço de instalação e montagem.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.