x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 621

Baixa de empresa

JESSICA

Jessica

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 3 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 10:51

Olá pessoal, tudo bem?
Preciso da ajuda de vocês com o seguinte:
Trabalho na parte fiscal de uma empresa, porém meu irmão me pediu ajuda para dar baixa no CNPJ da empresa dele, pois ele quer abrir MEI. Acontece que o escritório não devolveu o certificado, pois essa empresa já era para ter sido baixada a anos e o contador não baixou... então tiveram uma discussão sobre isso e meu irmão disse que iria procurar outra forma (acreditamos que houve perda do certificado).
Porém eu nunca baixei uma empresa, comecei fazendo um pedido de baixa via REDESIM, preenchi o DBE e o passo seguinte é encaminhar para a receita, tem a opção de enviar por correios, mas solicitam que envie  junto o "Requerimento de Empresário, registrado na JC, relativo à sua inscrição naquele órgão de registro". Que requerimento é esse?  tem alguma outra forma de fazer essa baixa sem o certificado? 
Muito obrigada.

Att.
Jéssica

Thed Garotto Batistoti

Thed Garotto Batistoti

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 15:05

Olá Jéssica, tudo bem?

vamos por partes
Referente a certificação digital, este certificado digital poderá ser do tipo A1 (arquivo digital com validade de 1 ano) ou do tipo A3 (token ou mídia/cartão com validade de 1 a 5 anos). Se foi extraviado no escritório acredito que seria interessante o seu irmão ser ressarcido.
Acredito que a empresa tenha sido registrada na junta comercial do seu estado pelo fato de ter comentou acima sobre o "requerimento de empresário" que seria o contrato social da empresa.
Como falou do problema de relacionamento com o escritório pode ser solicitado uma certidão de inteiro teor para ter acesso ao requerimento de empresário.
a a DBE de baixa você já terá condições de solicitar a baixa da empresa através da junta comercial. Mas será necessário a certificação digital.
Qualquer coisa só falar.

THED GAROTTO BATISTOTI
DOMINIO NA PRATICA
https://www.youtube.com/channel/UC6uLWYPOkR-lsmsaflhp_1g?view_as=subscriber

JESSICA

Jessica

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 3 anos Segunda-Feira | 27 julho 2020 | 15:26

Boa tarde, Thed.
Ja vou agradencendo sua atenção e sua resposta... que bom que ainda existem pessoas boas que ajudam o próximo!

Ah.. então o tal requerimento é o contrato social. .. rsrs, eu até tinha pensando que era uma certidão simplificada da Jucergs. 
Eu vou ver com o mano se está com ele...
Pelo que entendi, primeiramente eu teria que fazer o pedido de baixa usando o DBE (que já está pronto), anexar o requerimenro (que é o contrato) e depois enviar pra receita.. sendo deferido, eu começo a parte da Junta comercial, que precisa de certificado. é isso?

Mais uma dúvida, eu tenho o CRC e teria opção de ativar a certificação digital nele... eu conseguiria fazer a parte de baixa da junta usando meu certificado?

Muitoooo obrigada!!!!

Att.,
Jéssica



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.