x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.224

Declarar valores recebidos de PJ

Leonardo Ribas

Leonardo Ribas

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 3 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2020 | 10:07

Bom dia a todos,

Tenho a seguinte dúvida:

Sou desenvolvedor de software (CLT) e também presto serviços freelancer como pessoa física para outras empresas. Como devo fazer a declaração do imposto de renda? Devo emitir/usar RPA para esses serviços extras? 

Não possuo empresa aberta. Eu simplesmente presto o serviço e recebo. 

Tenho conversado com bastante profissionais de tecnologia e descobri que muitos deles estão no mesmo cenário e não sabem como prosseguir. 

Agradeço desde já a atenção. 

Leonardo 

Leonardo Ribas

Leonardo Ribas

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 3 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2020 | 14:41

Opa William,

Nenhuma empresa que prestei serviço emitiu esse RPA. Descobri sobre isso pesquisando sozinho. Se eu entendi, eu não posso emitir o RPA e passar para a empresa assinar, correto? Quem tem que emitir e preencher isso é a própria empresa contratante.

William P. Da Silva

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2020 | 14:52

Quando as empresas efetuam pagamento a autônomos, normalmente elas próprias fazem o Recibo de Pagamento de Autônomos (RPA), com a finalidade de recolher os impostos cabíveis, como IR e INSS referente ao serviço prestado. Resta saber como essas empresas deram saída no dinheiro, até mesmo para constar na sua declaração de IRPF.

Te aconselho a abrir uma empresa e passar a emitir nota fiscal de serviço, mas você precisará fazer um cálculo se será vantajoso para você manter-se como autônomo ou abrir uma empresa e emitir nota fiscal de serviço, para isso entre em contato com um contador da sua região e faça essa conta com ele, para não ter maiores problemas no futuro, como cair na malha fina da Receita por exemplo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.