x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 66

pagamento em nome dos sócios referentes as instalações antes da abertura da empresa

Valéria Da silva wiklich

Valéria da Silva Wiklich

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 15:59

Boa tarde, caros colegas!
Tenho uma duvida, antes e durante o processo de abertura da minha empresa, uma industria enquadrada no Lucro Presumido, os sócios tiveram todas as despesas de instalação e montagem da empresa em seus nomes, assim como contas de agua e luz e aluguel do imovel. Agora a empresa já está aberta oficialmente e a empresa montada, porém como faço para alocar essas despesas de instalação que os sócios tiveram dentro da empresa contabilmente?

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 20:16

Boa noite, bom primeiramente o ideal é respeitar o príncipio da entidade, que é não misturar o patrimonio da empresa com o dos sócios, bom vou tentar de dar duas opções, a primeira é contabilizar esses pagamentos dos sócios como titulo de retirada de pró-labore e incidir INSS, IRPF etc...
Outra seria lançar como depesa não dedutivel.

Valéria Da silva wiklich

Valéria da Silva Wiklich

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 10:14

Bom dia, Fernando! Primeiramente muito obrigada pelo rápido retorno!
Foram usados recursos como pessoa fisica, mas que já seriam usados para investir na empresa, só não entraram como empresa porque a documentação ainda estava em tramite então não tinha como registrar na empresa.
Minha dificuldade agora é que os recursos já foram investidos em instalações e até mesmo em capital , e na empresa como é nova ainda não temos recursos para reembolsar os socios financeiramente, entende, porém preciso registrar esses gastos sem desembolso financeiro dentro da empresa e não sei como fazer.

grata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.