x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 6.533

Participação de sócios empresa Lucro Presumido e Simples

ROBSON ALMEIDA LIMA

Robson Almeida Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 09:29


Sou administrador e meu contador não conseguiu ser claro sobre uma dúvida que tenho:

Sou sócio de uma empresa que atualmente é do Lucro Presumido eu  posso abrir ou participar de outra empresa do Simples e que não some o faturamento das duas empresas?
 
Por favor, tem alguma legislação de como forma pode ser feito isso? Mesmo que percentuais na participação na empresa entre sócios sejam
diferentes?

EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 09:54

Bom dia Robson; segue abaixo as informações:

- SÓCIO participa de DUAS empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL, ocorrerá a soma do faturamento delas,

- SÓCIO
participa de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL e participa de outra empresa do LUCRO REAL ou PRESUMIDO com MENOS de 10%, não irá somar os faturamentos

- SÓCIO
participa de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONALe participa de outra empresado LUCRO REAL ou PRESUMIDOcom MAIS de 10%, irá somar os faturamentos

- SÓCIO 
participa de uma empresa do SIMPLES NACIONAL e ADMINISTRADOR OU PROCURADOR de uma empresa do LUCRO REAL ou PRESUMIDO, ocorrerá a soma dos faturamentos

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 10:05

Prezado quase conterrâneo

Tentarei ser um pouco mais claro que seu contador, espero conseguir (rs):

A lei que disciplina o assunto versa que todas as empresas vinculadas ao mesmo CPF não podem juntas ultrapassar o limite estipulado para o Simples Nacional (atualmente em R$ 4.800.000,00).
Para este cálculo porém, são retiradas por força desta mesma lei as empresas em que o CPF possua menos de 10% de participação.

Sendo assim, basta verificar os faturamentos das suas empresas no caso concreto e executar o cálculo para verificar se é viável legal e estrategicamente a opção pelo Simples Nacional

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
ROBSON ALMEIDA LIMA

Robson Almeida Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 10:17

Obrigado Edilson e rodrigo pelas respostas,

Nesse caso posso fazer dessa maneira:
 
Empresa Lucro Presumido
Sócio A – 90%
Sócio B – 10%
 
Empresa do Simples
Sócio A – 10%
Sócio B – 90%
 
O que preciso é que realmente essa empresa do simples possa faturar até os 4.800.000,00 sem somar nenhum valor de faturamento da empresa do Lucro Presumido.

Muito Obrigado.

EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 10:31


Nesse caso posso fazer dessa maneira: ( SIM )
 
Empresa Lucro Presumido
Sócio A – 90%
Sócio B – 10%
 
Empresa do Simples
Sócio A – 10%
Sócio B – 90%

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.