x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 149

IPI INTEGRA A BASE DE CÁLCULO DE ICMS EM NOTA DE ENTRADA DE IMPORTAÇÃO

Debora Novaes

Debora Novaes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 14:02

Boa tarde. Gostaria de saber se o IPI integra a base de cálculo de ICMS de nota de entrada de importação. Pois meu contador coloca o IPI depois que acha a base de cálculo de ICMS. Penso que o IPI deveria integrar a base de cálculo . 
Importamos um produto vindo da Argentina que a empresa que eu trabalho comercializa aqui no Brasil. A empresa que eu trabalho compra os produtos do exterior e revende ou seja só distribui. Estou em dúvida se na nfe de entrada após o desembaraço aduaneiro, o IPI compõe a base de cálculo de ICMS.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2020 | 14:59

Boa Tarde
Sim, o IPI entra na soma para compor a Base de Cálculo de ICMS na importação:
ICMS na importação possui uma fórmula para obter sua base de cálculo: (valor aduaneiro + II + IPI + PIS + Cofins + taxa do Siscomex + despesas ocorridas até o momento do desembaraço aduaneiro) / 1 – alíquota devida do ICMS)

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.