x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.055

Carnê Leão - Titular de Cartório

Wesley Douglas

Wesley Douglas

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 7 setembro 2020 | 23:35

Boa noite, meu colegas. 

Todo mês dia à dia devemos declarar os rendimentos e despesas do titular de cartório no carnê leão, só que estou em duvida só do rendimento

É o seguinte, todos os ATOS feitos nos cartórios do estado da Bahia os pagamentos é feito via um boleto que é conhecido como DAJE aqui no estado da Bahia, primeiro o cliente paga esse boleto, o valor pago é depositado para o tribunal de justiça do estado e depois é repassado a porcentagem para o titular do cartório "CONHECIDO COMO EMOLUMENTO"  a minha duvida é, quando vamos declarar esse rendimento no CARNÊ LEÃO devemos colocar à conta 1000 - RENDIMENTOS RECEBIDOS DE PESSOAS FÍSICAS RELATIVO DE TRABALHO NÃO ASSALARIADO  ou 2000 - RENDIMENTOS RECEBIDOS DE PESSOAS JURÍDICA RELATIVO DE TRABALHO NÃO ASSALARIADO?

OBS: no DAJE consta dados do cliente que é pessoa física ou até mesmo jurídica.


Espero que vocês me ajudem! 

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 8 setembro 2020 | 10:39

Bom  dia Wesley

Pelo que entendi, o TJ está fazendo papel de mero agente de cobrança nesta operação, que recebe da sua real fonte pagadora com o único intuito de te repassar os valores. Sendo assim, creio que os valores devem ser creditados na conta conforme o tipo da fonte pagadora original e utilizando os dados dela (e não os do TJ/BA).

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Wesley Douglas

Wesley Douglas

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 8 setembro 2020 | 10:55

Bom dia, Rodrigo. 

Então no carne leão irei colocar à conta 1000 - RENDIMENTOS RECEBIDOS DE PESSOAS FÍSICAS RELATIVO DE TRABALHO NÃO ASSALARIADO ou até mesmo 2000 - RENDIMENTOS RECEBIDOS DE PESSOAS JURÍDICA RELATIVO DE TRABALHO NÃO ASSALARIADO, quando a fonte pagadora for pessoa física ou jurídica?



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.