x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.513

Dúvida - MEI e venda de ebooks pela Amazon

Vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 3, Editor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 15:11

Boa tarde,

Sou MEI, editor de livros ( CNAE 5811-5/00) e pretendo publicá-los na Amazon em formato ebook pelo KDP (Kindle Direct Publishing).

Dúvida:
Se a Amazon vende os ebooks e emite a nota fiscal para o consumidor final e depois me repassa esses valores como royalties, como eu, MEI, devo declarar estes recebimentos? Devo emitir uma Nfse com algum CNAE específico?

Agradeço desde já.

Marli Oliveira Gomes

Marli Oliveira Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 3 anos Segunda-Feira | 8 março 2021 | 18:08

Oi Vitor, já conseguiu esclarecer sua dúvida? 

Estou com questão parecida e se algum colega pode me ajudar, serei grata.

Meu cliente vende e-book e livro físicos pela Amazon, a própria em faz a impressão dos livros e custos. Não sei como orientar meu  cliente na emissão de notas de venda, porque ele e diz que Amazon não fornece os dados dos compradores dos livros. e o que eu faço? 

desde já agradeço 

Vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 3, Editor(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 março 2021 | 19:24

Olá Marli,

Infelizmente não. Parece que minha pergunta foi excluída, pois não consigo mais visualizá-la.

Sobre a sua questão, o seu cliente está correto. A Amazon é quem vende os livros e emite as notas fiscais de venda para os clientes dela. O seu cliente recebe o pagamento da Amazon através de royalties. Minha dúvida é exatamente a sua — Eu sendo MEI, como faço para emitir nota fiscal para recebimento de royalties?

No meu entendimento, o seu cliente deve emitir uma nota fiscal para a Amazon, acusando o recebimento de royalties. Agora, qual o código de atividade usar e se o MEI pode emitir nota de royalties é que eu gostaria de saber. (Lembrando que não sou profissional de contabilidade, apenas um empreendedor iniciante.)

Espero que alguém possa nos ajudar.

Att,
Vítor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.