x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 522

Posso emitir uma nota de venda sem dar entrada nas notas de compra sendo MEI.

Diogo

Diogo

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2020 | 07:27

Olá pessoal, desde já bom dia e obrigado pelo espaço. 

A minha dúvida é a seguinte. Sou MEI e tenho pouca experiência na parte de vendas pois atuei mais como prestador de serviços na maior parte do tempo. Esse ano, especificamente no mês de março, precisei comprar alguns equipamentos para revender pra um cliente. A maior parte desses equipamentos comprei com meu CNPJ, inclusive tenho a nota dessas compras. Agora recentemente o meu cliente me pediu a nota dos produtos. Vou precisar emitir a nota para esse cliente, mas fiquei na dúvida se já posso emitir essa nota direto, sem precisar dar entrada das notas que comprei, já que nunca atinjo o limite anual do MEI, ou se vou precisar dar entrada dessas notas. O valor de compra dos equipamentos com o meu cnpj foi em média de 7100,00, e o valor de venda para o cliente foi 10.865,00.

O único acesso que tenho pra emissão de NFe até então é o da Sefaz do meu estado. Já tenho o acesso liberado e consigo emitir notas normalmente. Inclusive já fiz essa nota e já deixei salva, só não transmiti pois fiquei inseguro dessa questão e não tenho contador na minha empresa, pois como sou prestador de serviços, geralmente faço sozinho a gestão do MEI que normalmente é muito básica. 

Outra situação seria alguns outros equipamentos que comprei pra esse mesmo cliente só que com meu CPF. Em sites como mercado livre e kabum por exemplo. Foi um computador que montei pra ele. O valor de venda é de 3.800,00. Posso emitir uma nota de venda nesse valo? Mesmo tendo comprado com meu cpf e não cnpj? Já que o valor é relativamente pequeno, existe alguma chance de eu ter algum problema? 

Perguntei a um contador colega contador a respeito dessas situações e o mesmo me informou que por eu não atingir o limite anual do MEI, a chance de fiscalização é quase zero. O que me dizem? 

Desde já desculpem o texto longo e já vou agradecendo a atenção de quem puder me iluminar aqui. Abraços pra todos.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2020 | 13:32

Boa tarde

As entradas não são registradas pq MEI não precisa enviar Sped Fiscal, portanto, mesmo se quisesse registrar a entrada nos órgãos fiscais, não há como.

Registre por fora (no excel) para controlar o fluxo de caixa.

Perguntei a um contador colega contador a respeito dessas situações e o mesmo me informou que por eu não atingir o limite anual do MEI, a chance de fiscalização é quase zero. O que me dizem?  Eu te digo que a Receita Federal realmente não dá muita atenção aos MEI's e SN , ela foca na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e no Informe de Rendimentos emitidos pelo empregador e nas declarações anuais  das empresas.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.