x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 280

Regularização contábil empresa

Montenegro

Montenegro

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 4 anos Terça-Feira | 29 setembro 2020 | 14:33

Boa tarde! 
Temos uma empresa Ltda com faturamento cerca de R$500mil/mês. Os sócios atuais compraram essa empresa em junho de 2020. Tendo em vista nossa preocupação com a situação contábil da empresa, buscamos uma empresa de contabilidade séria para que assumisse a contabilidade. Essa empresa de contabilidade analisou os dados e informou que não poderia assumir a contabilidade por que haviam irregularidades graves. 
--
Ora, o nosso trabalho é justamente regularizar toda a contabilidade, havendo multas pagar o devido, entrar com regularizações devidas e possíveis na Receita Federal, enfim deixar tudo correto. É uma empresa que foi comprada há apenas 3 meses atrás. Mas, quando pergunto para a empresa de contabilidade quais são essas tais "irregularidades graves" que eles encontraram, eles não querem nos informar. Então, como poderemos regularizar isso sem que nos digam o que está errado?
-
gostaria de uma orientação sobre como devo proceder para iniciar a regularização dessa empresa Ltda. Teria que contratar um auditor contábil? Agradeço toda sugestão e conselho. Obrigado.

Dgershon Cabral Câmara

Dgershon Cabral Câmara

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 29 setembro 2020 | 14:55

Boa tarde. Pelo tamanho do faturamento da empresa dá para supor que se trata de um trabalho igualmente extenso e também complexo, que muitos escritórios de contabilidade não têm mão de obra nem capital intelectual para atender. A maioria dos escritórios lida com empresas de menor porte por que nelas há menor volume de informações e uma singela simplificação das obrigações tributárias e trabalhistas (que deve ser o caso desta empresa). Não há necessidade de procurar um auditor pois o trabalho dele não envolve a correção dessas irregularidades. Procure grandes empresas de contabilidade na sua cidade, de preferência as que trabalham com serviço especializado no ramo da empresa que você quer regularizar. Os escritórios especializados sempre conhecem algum pormenor do dia a dia que pode facilitar ou baratear algo pro cliente, e geralmente contam com uma boa assessoria jurídica. Também é dever ético do profissional de contabilidade recusar serviços pros quais não tenha qualificação técnica e capacidade de fazer corretamente.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 29 setembro 2020 | 15:04

Montenegro,

Foi feito o relatório de Due Dilligence para essa operação de aquisição da empresa?
Nesse relatório (se corretamente feito) constariam todas as inconsistências contábeis da empresa, e os compradores entrariam no negócio já sabendo de todas as contingências possíveis.

Para solucionar esse caso, então, deverá ser feita uma revisão contábil (recomenda-se que seja feita por uma contabilidade independente, sem relação com os compradores ou vendedores da empresa, por razões de imparcialidade).
Nessa revisão, essas "irregularidades graves" serão expostas, cabendo à administração a empresa a tomada de decisão para regularização.

At.,


Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2020 | 17:37

Boa tarde.

Esta contabilidade foi contratada pelo senhor?

Se sim eles tem por obrigação informar estas irregularidades ou no minimo repassa-las a quem os contratou.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.