x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 193

Conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial

DILZA ALVES

Dilza Alves

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2020 | 17:25

tenho uma empresa que no Balanço de 2019 tem a conta o saldo no  Passivo Patrimônio Liquido de Ajuste de Avaliação Patrimonial valor 113.920.112,00, 

estou com duvida se  em 2020 tenho que incorporar essa conta no Patrimônio social ou somente fazer um reajuste no valor dela?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2020 | 10:51

Dilza,
Qual a origem desse registro?. 
Essa conta é prevista no § 3o, do art. 182 da Lei n. 6.404/76:
§ 3o  Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei.

Esses valores, em regra, vão para o resultado quando forem considerados realizados. Portanto para fazer qualquer coisa é necessário saber de onde surgiu esse registro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.