x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 85

Sidnei Roberto Alves

Sidnei Roberto Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Supervisor(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2020 | 11:41

Bom dia!

A empresa está financiando a construção de um equipamento. Este equipamento só ficará pronto para ser utilizado depois de aproximadamente 8 meses, contudo, neste período há juros incorridos na operação, estes juros deverão ser classificados como despesas financeiras a apropriar no passivo, como despesas financeiras diretamente no resultado ou deverá ser somado ao valor do imobilizado?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2020 | 17:35

Alves,

O tema é tratado no Pronunciamento Técnico CPC 20 (R1). O item 8 do referido Pronunciamento diz:  

8. A entidade deve capitalizar os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo.

O texto é claro; a capitalização (o registro no ativo) só é cabível em relação aos ativos que sejam "qualificáveis". O conceito de ativo qualificável está no item 5, que diz:  

5. Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos.

Oito meses pode ser considerado um tempo substancial ou não. Cabe á entidade determinar. 

Se for decidida a capitalização, não esqueça de verificar os efeitos fiscais se a empresa está lucro real. Se for o caso, veja o item II do art. 145 da Instrução Normativa 1.700/17. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.