x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 281

MEI - ME (NIRE)

Isabela

Isabela

Iniciante DIVISÃO 2, Designer
há 3 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2020 | 13:07

Olá pessoal, 

Estou recorrendo a essa comunidade para tirar uma dúvida sobre meu CNPJ (não sou da área, infelizmente pouco entendo sobre o assunto)
Eu tenho um CNPJ que começou como MEI em 2018. Final de 2019 pedi para um contador desenquadrar não porque ultrapassou os limites como MEI, mas sim, porque eu precisava ser ME para ter acesso a um fornecedor que só aceitava CNPJ de ME.
Ele fez a alteração para mim e sumiu. Em 2020 como ME, me senti perdida, veio a pandemia, precisei fechar a loja e não tive condições de contratar um contador para anunciar o faturamento zerado. Esses dias entrei no chat da receita federal explicando o que aconteceu e pelo menos segundo o atendente não tem multa e nem pendencia até então.
Eu gostaria de encerrar meu cnpj ou voltar a ser MEI, só que não tem NIRE na junta comercial, tinha somente NIRE do MEI. 
Gostaria de saber se é necessário eu já gerar o NIRE na junta comercial daqui de SP para fechar o cnpj ou alterar para MEI em janeiro ou não tem necessidade?

Obrigada pela atenção!

Isabela

Isabela

Iniciante DIVISÃO 2, Designer
há 3 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2020 | 02:54

Fernando Roman Ximenes  
Muito obrigada pelo retorno!! Tinha NIRE quando era MEI agora como ME não aparece na junta, gostaria de voltar a ser MEI em janeiro com esse mesmo cnpj, será que isso vai me prejudicar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.