x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 23.287

Empréstimo a receber - Como contabilizar?

Kleber L Santos

Kleber L Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Tecnologia
há 14 anos Quinta-Feira | 25 março 2010 | 22:22

Pessoal, boa noite.

Sou analista de sistemas e comecei a utilizar um programa para fazer o meu controle financeiro que funciona com o conceito de partidas dobradas e possibilita a geração de vários itens (fluxo de caixa, balancetes, relatórios de despesas, receitas, etc). Desde então estou lendo muito sobre contabilidade para tentar fazer as contabilizações corretas das minhas operações. Espero que não estranhem o nível das minhas perguntas, mas levem em consideração que não entendo mundo desse mundo contábil. Só abri esse tópico pois não consegui achar algo semelhante. Talvez o termo que estou procurando não esteja correto.

Bom, as minhas dúvidas são as seguintes:

Situação: Emprestei dinheiro a um terceiro.

a) Como fazer essa contabilização?

b) E quando ele me devolver o dinheiro, como contabilizar?

c) E se eu cobrasse juros?

d) Teria diferença de contabilização se ele me devolvesse o valor parceladamente ao invés de devolução total?

Se as informações puderem vir com as identificações dos itens do plano de contas (ativo circulante, banco, etc) ajudaria muito.

Desde já, agradeço a atenção dispensada.

Kleber




Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 28 março 2010 | 11:05

Bom dia Kleber,

Considerando que o empréstimo tenha ocorrido entre Pessoas Jurídicas e que tenha havido a celebração de Contrato de Mútuo devidamente registrado em Cartório com clausula assecuratória de juros e demais formalidades, os registros contábeis devem ser os apontados no tópico intitulado Lançamento dos Juros que na realidade refere-se a contabilização de Contrato de Mútuos.

PS: O grupo de contas "Ativo Realizável a Longo Prazo" hoje denomina-se "Ativo Não Circulante".

Isto responde as perguntas formuladas nas letras "a,b,c" de seu questionamento. Quanto a última pergunta (letra "d") se o mutuário pagar apenas parte do empréstimo, a contabilidade deve registrar o recebimento parcial com lançamento a débito da conta "Caixa" ou "Banco Conta Movimento" no Ativo Circulante em contrapartida da conta "Operações de Mútuo" no Ativo Não Circulante.

Oculto964&cof=FORID%3A13%3BAH%3Aleft%3BS%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.forumcontabeis.com.br%3BCX%3APesquisar%253AF%25C3%25B3rum%2520Cont%25C3%25A1beis%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforumcontabeis%2Fweb%2Fimages%2Ffoumcontabeis.jpg%3BLH%3A50%3BLC%3A%230000ff%3BVLC%3A%23663399%3BDIV%3A%23336699%3B&adkw=AELymgWl4hOyJCpi0oEndAz1ey74AJZsvnc3gD4bY--fY9X2djz5jR1nWOdRjjkYnL8_nJySsAbAl6C0Bh12G6pHEWecB8q3slNQPjP9e30wOqWfyr-iNyLEvRHvryUdby4Ac2Fh-FmKgbTi-o-RKr7EUwUuozxV4hxxBBuSulXjURIw5AB5lVkUqRx4pDZxaefTaWMjazwVlgt47_E8a0D1Z8h9wohHLDrJs4m4Myh-tgYPYpeqWJj7BCSUOpPeiue-eyuDAZbN5lCZdLaj54sq4qMUhMtTiw&boostcse=0&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&q=Contratos+de+M%FAtuo&btnG=Pesquisar&cx=partner-pub-Oculto964%3A18hu4kk47ep" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Leia mais acerca do assunto.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.