x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.598

Nota Complementar de Valor da Nota Devolução de Compra!

Sergio de Abreu

Sergio de Abreu

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2020 | 16:21

Boa tarde pessoal!

Estou com uma dúvida e gostaria de ajuda de alguém... 

Foi emitida uma nota de devolução de material. Porém, na saída, a base de cálculo incluiu o valor do frete (que estava destacado como despesas acessórias na nota de origem) e esse valor não compôs o valor total da nota de devolução.

Preciso emitir uma nota complementar desta nota de devolução em questão.

Aí vem as minhas dúvidas:

1. A natureza da operação deverá estar descrita como? Devolução de compra ou complemento de preço?

2. Qual o CFOP devo usar?

Pergunto, por que já passou o prazo de cancelamento da nota, e eu não sei o que fazer nesse caso. Eu não sei se é possível fazer uma nota de complemento da nota de devolução...

Por favor, se alguém puder me ajudar, desde já agradeço!

att;
Sergio

Jaderson Henrique Santos de Melo

Jaderson Henrique Santos de Melo

Prata DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2020 | 17:57

Boa tarde Sérgio, 
Você pode fazer uma nota fiscal de ajuste>>>
Exemplo: você emitiu uma nota fiscal com CFOP 5.202, ao fazer esse "Ajuste" (retorno da nota de saída)você utiliza o CFOP 1.202 e tributação conforme fez na nota de saída, após isso você emite a nota corretamente.
Já fiz nota complementar, mas para ICMS debitado a menor, mas não com valor que irá alterar o valor contábil.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.