x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 132

Separação gastos pessoais

Rodrigo

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2020 | 23:45

Boa noite a todos.
Estou fazendo o financeiro de uma empresa mas tenho algumas duvidas referentes a separação dos gastos pessoais.
1) Faz sentido separar os gastos pessoais pagos com recurso da empresa criando um centro de custos para essas contas pessoais? Ou melhor seria criar uma categoria de gastos pessoais?
2) como eu faço com uma despesa para a empresa mas com a nota tirada em nome da pessoa física? Eu registro no centro de custo da PJ ou no centro de custo pf? Ou se for usar as categorias, na da PF ou PJ?
Eu sei que isso deve ser bem básico para vocês, mas ainda não tenho experiências na área contábil, entao quero fazer tudo certinho aqui no financeiro para quando eu for começar a fazer o contabil já estar tudo certinho.
Agradeço desde já.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2020 | 11:33

Rodrigo,

Estimado, seja bem vindo ao portal, espero que por aqui encontre a satisfação para seus anseios profissionais. Vamos lá!

Boa noite a todos.
Estou fazendo o financeiro de uma empresa mas tenho algumas duvidas referentes a separação dos gastos pessoais.
1) Faz sentido separar os gastos pessoais pagos com recurso da empresa criando um centro de custos para essas contas pessoais? Ou melhor seria criar uma categoria de gastos pessoais?
Essa temática simplesmente não existe, porque jamais devemos misturar o patrimônio da Entidade com o de seus sócios, aqui já há uma infração ao principio contábil da ENTIDADE. O ideal meu caro amigo, nesse caso é mensurar um "Pró-labore" mensal para os sócios, dessa forma estarão dentro das normas e regras do negócio.