x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 69.107

Contabilização de RPA

Aline Baldin

Aline Baldin

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 abril 2010 | 14:46

Pessoal, necessito de uma ajuda. Acredito que para realizar a contabilização de RPA seja da seguinte forma:

por exemplo:

R$5.000
INSS: 550 (11%)
IR: 100 ( Valor hipotético)

Contabilização da empresa tomadora:

fornecedores 4350 - Crédito
Impostos a Recolher 650 - Crédito
Despesa Adm 5000 - Débito


Estou correta?

Atenciosamente,

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 abril 2010 | 16:53

Boa tarde, Aline


Sua idéia está correta, e para ser mais específico, sugiro a seguinte rotina de lançamentos:

1 - No reconhecimento da obrigação:
D) Despesas Com ......
C) Duplicatas a Pagar - Fulano de Tal
R$ 5.000,00

2 - No desconto dos encargos:
D) Duplicatas a Pagar - Fulano de Tal
C) INSS a Pagar
R$ 550,00

D) Duplicatas a Pagar - Fulano de Tal
C) IRRF a Recolher
R$ 100,00

Notas:

1) Dexei de exemplificar o reconhecimento da obrigação com Contribuição Previdenciária Patronal por desconhecer se a empresa é ou não optante pelo Simples

2) Nos lançamentos contábeis a conta devedora sempre precede a conta credora (o inverso do que está na estrutura de seu texto)

3) É arriscado misturar todos os impostos a pagar em uma apenas uma conta chamada "Impostos a Recolher", pois Previdência Social retida nos pagamentos a terceiros e Imposto de Renda Retido na fonte são obrigações totalmente diferentes; o sensato é sempre individualizar as obrigações ordenadas por natureza (encargos sociais, tributos, etc.)

4) Como Moderador editei sua mensagem e retirei o trecho onde a resposta era solicitada "com urgência" e também a parte final escrita em letras maiúsculas, pois estas atitudes desrespeitam as Regras do Fórum

5) Se você não for "Auditora" aconselho que seu perfil seja editado e nele informado sua verdadeira qualificação profissional.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Aline Baldin

Aline Baldin

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 abril 2010 | 18:15

5) Sou a auditora da Price Waterhouse Coopers a Dois anos, o fato é que não estamos habituados com recolhidos de impostos por ser algo extremanente prático e que realizamos mais é algo conceitual do que prático e por estar em uma firma de porte Multinacional a parte de impostos a recolher é destinada a uma equipe especializada.

Agradeço muito a atenção dispensada a mim.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 22:16

Boa noite, Washington Luiz Afonso


Por falta de detalhes mais específicos dos serviços envolvidos na operação, sinto-me impedido de oferecer conceitos mais amplos; porém, como regra geral, o conceito é:

1 - Para certas atividades, mesmo quando o prestador de serviços é optante pelo simples, talvez haja retenção de previdência social e não de IR, CSL, PIS e COFINS

2 - O fato de ser optante pelo simples, isento de algumas retenções, e na qualidade de tomador de serviços, não exime a empresa de fazer as retenções de acordo com o regime tributário do prstador de serviços.

Frente ao exposto, a metodologia de lançamentos seguiria os mesmos conceitos expostos em minha resposta para Aline Baldin.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
MARCOS A. LAURENTINO

Marcos A. Laurentino

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 15 outubro 2011 | 14:20

Apenas como lembrete estamos falando aqui de RPA ou seja contratação de profissionais autônomos que devem passar pela folha de pagamento e Sefip da empresa.
Desta forma a contas a débito e a crédito ao meu ver ficariam assim:

D)Serviços Tomados de P. Física
C)Autônomos a pagar ou Prestadores a Pagar

D)Autônomos a pagar ou Prestadores a Pagar
C)INSS a recolher
C)IRRF a recelher

Se a tomadora não for optante do simples ainda cabe:

D)INSS s/Serviços Tomados P.Física (Despesa)20%
C)INSS a Recolher

Saudações.

MARCOS A. LAURENTINO
IDEALCONT ASSESS. EMPRE.
Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 junho 2012 | 11:41

Tenho um contrato de prestação de serviços contábeis com uma empresa por 12 meses, no valor de R$ 30.000,00 firmado em janeiro/2012, onde serão pagas 12 parcelas de R$ 2.500,00.

Como contabilizo a provisão, bem como o pagamento com as retenções de Inss e IR?

MARCOS A. LAURENTINO

Marcos A. Laurentino

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 15:02

Boa tarde

Eu mantenho meu comentário anterior e gostaria apenas de sugerir que tanto o contrato como a provisão sejam reformulados de modo a não ter que fazer a provisão de uma so vez do débito e dos impostos explico:

Se reconhecer o débito de 30.000,00 de uma só vez a legislaçâo preve que é uma obrigação liquida e certa e o valor do ir deve ser provisionado e pago sore os 30.000,00 27,5% de uma só vez, melhor seria o lançamento R$2.500,00 por mês onde a liquota do ir seria mais favorável.

Desta forma a contas a débito e a crédito ao meu ver ficariam assim:

D)Serviços Tomados de P. Física
C)Autônomos a pagar ou Prestadores a Pagar

D)Autônomos a pagar ou Prestadores a Pagar
C)INSS a recolher
C)IRRF a recelher

Se a tomadora não for optante do simples ainda cabe:

D)INSS s/Serviços Tomados P.Física (Despesa)20%
C)INSS a Recolher

att.

MARCOS A. LAURENTINO
IDEALCONT ASSESS. EMPRE.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 15:24

Olá Priscilla!

A contabilização é feita depois dos serviços prestados e contabilizados mes à mês na emissão do RPA, não se faz provisão dos 12 meses contabilizando o contrato.

O Contrato é somente para assegurar o valor dos serviços por determinado período e assegurar que sejam prestados em comum acordo, mas a fatura é mensal.

É a mesma situação de um Contrato de Aluguél, onde é contabilizado mensalmente após o vencimento de cada mês.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.