x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 108

Declaração de IR venda de terreno

Fabricio Camargo

Fabricio Camargo

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 11:24

Olá amigos! Tudo bem com você?

Não sou contador, sou engenheiro civil e estou com uma dúvida sobre contabilidade. ..

Tenho 2 terrenos que estou vendendo, o proposito da venda dos terrenos é para comprar uma casa (não tenho nenhum imóvel ainda).
Vendi 1 terreno neste mês de Dezembro/20. Me falaram que não preciso pagar imposto sobre a venda do terreno (imposto sob capital) em um prazo de 180 dias se caso eu comprar uma casa própria, e o outro terreno poderia também fazer a mesma coisa (desde que seja o primeiro imovel). Está correto?

A minha outra dúvida seria de como eu lançaria este valor recebido pela venda do terreno no IR do ano que vem. Será que devo lançar em "bens e direitos" ou tem outra maneira de fazer esse lançamento já que este dinheiro vou comprar uma casa?

Obrigado antecipadamente, e qualquer ajuda será bem vinda meus amigos.

Att,
Fabrício

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 22:57

Tenho 2 terrenos que estou vendendo, o proposito da venda dos terrenos é para comprar uma casa (não tenho nenhum imóvel ainda).

Vendi 1 terreno neste mês de Dezembro/20. Me falaram que não preciso pagar imposto sobre a venda do terreno (imposto sob capital) em um prazo de 180 dias se caso eu comprar uma casa própria, e o outro terreno poderia também fazer a mesma coisa (desde que seja o primeiro imovel). Está correto?
R-  não, a venda de terreno não permite isenção para comprar uma casa.
     Vedação pela instrução normativa 84/2001
A minha outra dúvida seria de como eu lançaria este valor recebido pela venda do terreno no IR do ano que vem. Será que devo lançar em "bens e direitos" ou tem outra maneira de fazer esse lançamento já que este dinheiro vou comprar uma casa?
R- Sim, vc dá baixa do imóvel e  o valor a receber em 2021 vc coloca como valor a receber na ficha "bens e direitos"

obs. Se o valor da venda do 1º terreno for inferior a 440mil vc poderá ficar isento do GC se nenhuma outra operação foi feita nos últimos 5 anos.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.