x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 108

Declaração de IR venda de terreno

Fabricio Camargo

Fabricio Camargo

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 11:24

Olá amigos! Tudo bem com você?

Não sou contador, sou engenheiro civil e estou com uma dúvida sobre contabilidade. ..

Tenho 2 terrenos que estou vendendo, o proposito da venda dos terrenos é para comprar uma casa (não tenho nenhum imóvel ainda).
Vendi 1 terreno neste mês de Dezembro/20. Me falaram que não preciso pagar imposto sobre a venda do terreno (imposto sob capital) em um prazo de 180 dias se caso eu comprar uma casa própria, e o outro terreno poderia também fazer a mesma coisa (desde que seja o primeiro imovel). Está correto?

A minha outra dúvida seria de como eu lançaria este valor recebido pela venda do terreno no IR do ano que vem. Será que devo lançar em "bens e direitos" ou tem outra maneira de fazer esse lançamento já que este dinheiro vou comprar uma casa?

Obrigado antecipadamente, e qualquer ajuda será bem vinda meus amigos.

Att,
Fabrício

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2020 | 22:57

Tenho 2 terrenos que estou vendendo, o proposito da venda dos terrenos é para comprar uma casa (não tenho nenhum imóvel ainda).

Vendi 1 terreno neste mês de Dezembro/20. Me falaram que não preciso pagar imposto sobre a venda do terreno (imposto sob capital) em um prazo de 180 dias se caso eu comprar uma casa própria, e o outro terreno poderia também fazer a mesma coisa (desde que seja o primeiro imovel). Está correto?
R-  não, a venda de terreno não permite isenção para comprar uma casa.
     Vedação pela instrução normativa 84/2001