x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 18

acessos 12.349

Como proceder com retenções/pagamentos indevidos

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 14 anos Domingo | 4 abril 2010 | 19:46

Caros amigos,

Estou com alguns problemas em relação a retenções e pagamentos indevidos. A mais ou menos um ano retirei a contabilidade das mãos do contador por problemas que não vem ao caso. Como sou técnico em contabilidade e minha empresa está enquadrada no simples estou eu mesmo "ajustando" as coisas.

Bem minha dúvida é a seguinte, em janeiro de 2008 minha empresa (prestação de serviços) foi enquadrada no simples nacional, no anexo III (sem renteção de ISS na fonte) e pagando 6% sobre faturamento mensal.

Meu primeiro problema. A empresa para a qual eu trabalhava não aceitou o fato de minha empresa ter sido enquadrada no simples e continuou a fazer as renteções quando do pagamento das minhas NFs. Além disso exigia mensalmente que eu apresenta-se o ISSQN paga do mês anterior para que meu pagamento fosse liberdado, ou seja, além de ser retiro de forma indevida era obrigado a pagar o ISS. Contudo pagava normalmente o DAS de 6% sobre o faturamento bruto. Esta situação perdurou de janeiro de 2008 até agosto de 2008, quando cancelei meu contrato com esta empresa, vistos a enormes desagastes, dentre outros os citados acima.

Poia bem tive R$ 2460,00 retidos de forma indevida ao longo de 2008. Outro ponto que percebi foi que em 2007 no meses de novembro e dezembro tive retenção de 4,65% sobre NFs abaixo de R$ 5000,00 e neste caso não fiz as compensações, paguei os valores dos tributos sem levar em conta esta renteção de 4,65% (somente o IRRF 1,5% está correto). Nete caso foram mais R$ 465,00 em vista destas retenções erradas, digo erradas e não indevidas, pelo fato de o exercício de 2007 estar sobre o regime de lucro presumido. Já em relação ao ISSQN, indevido, de 2008, foram R$ 612,00.