x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 207

Integralização de Capital social

ELIETE FERNANDO

Eliete Fernando

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2020 | 11:03

Bom dia. A empresa fez uma alteração contratual subscrevendo capital social para integralizar até 31/12. O sócio depositou o dinheiro na conta agora e a empresa adquiriu um carro com esse dinheiro. Após fazerem a aquisição do veículo me informaram que tinham depositado o dinheiro na conta e adquirido o veículo e pediram para fazer a alteração contratual. Antes de dar entrada na alteração me informaram que os donos da empresa vão se divorciar e que não querem que integralize esse valor. Sabem me informar o que posso fazer nessa situação, já que o dinheiro entrou na conta, foi adquirido carro e na última alteração a promessa de integralização era até 31/12.  A intenção é esse sócio sair da empresa e outra pessoa vai entrar no lugar

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 24 dezembro 2020 | 18:04

Que confusão vc se se meteu!
Vamos por partes!

Bom dia. A empresa fez uma alteração contratual.
OK. alteração registrada na Junta.

O sócio depositou o dinheiro na conta agora e a empresa adquiriu um carro com esse dinheiro
. Até aqui normal, nada se altera no capital social. Apenas troca de ativo de carro por dinheiro.

Após fazerem a aquisição do veículo me informaram que tinham depositado o dinheiro na conta e adquirido o veículo e pediram para fazer a alteração contratual
R- Para que? Só troca de ativos , não enseja alteração contratual.

Antes de dar entrada na alteração me informaram que os donos da empresa vão se divorciar e que não querem que integralize esse valo
R- Se o valor foi depositado na conta da empresa e adquirido o carro em nome da empresa, não há como reverter, a não ser reduzindo o capital.

Sabem me informar o que posso fazer nessa situação, já que o dinheiro entrou na conta, foi adquirido carro e na última alteração a promessa de integralização era até 31/12
. R- Ler acima.
A intenção é esse sócio sair da empresa e outra pessoa vai entrar no lugar
.R- Ele sai, vendendo as cotas para outro que vai entrar e a alteração contratual é feita para registrar este fatos.
      Assim, o capital social fica intato e o sócio que sai recebe do que entra o valor depositado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.