x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 892

Emissão de NF para escritório de contabilidade

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 16:03

Boa tardeNo escritório contábil a emissão da nf de serviço deve informar o cliente e o valor certinho das prestações de serviço ou pode ser aleatório? Porque no meu eu faço sempre para a mesma empresa como tomador e um valor fixo. Fica errado do mesmo jeito? qual é a penalidade de não emitir nota e declarar o simples do ano inteiro zerado?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 17:07

Patricia, boa tarde.

Colega, você está passando por cima de tantos princípios e legislações fiscais e contábeis com esse procedimento, que é até difícil de descrever todos os problemas que essa pratica inteiramente incorreta poderia resultar.

Partiremos do que é certo:
Se você, Patricia, presta um serviço para mim, Yuri, no valor de R$ 100,00 deve emitir uma nota PARA MIM, no valor de R$ 100,00.
Se você presta um serviço para o José, no valor de R$ 500,00, você deve emitir uma nota para O JOSE, no valor de R$ 500,00.
Se presta um serviço para o João, no valor de R$ 300,00, deve emitir uma nota para O JOÃO, no valor de R$ 300,00.

Depois de emitidas todas as notas certinho, você irá oferecer tudo isso a tributação, conforme determina o fisco competente, seja ele municipal, estadual ou federal, com base no regime tributário da empresa.

E tudo isso deve ser registrado na contabilidade obedecendo todos os Princípios Contábeis pertinentes a operação.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 17 janeiro 2021 | 19:12


Boa tarde,
Complementando a resposta acima
"qual é a penalidade de não emitir nota e declarar o simples do ano inteiro zerado? "
A emissão de nota fiscal é obrigatória. A não emissão de uma nota fiscal pode causar a exclusão da empresa no regime tributário do Simples Nacional, além disso pode ser considerado como sonegação fiscal. Sugiro que busque ler mais sobre a legislação tributaria e tentar aconselhar ao escritorio na qual trabalha a agir conforme a legislação para evitar problemas para o escritório assim como para seus clientes.

Não há problema nenhum em declarar o simples nacional como "zerado", desde que não tenha existido receitas naquele mês, ou seja, que nenhum serviço tenha sido prestado.

Erones Jose Santana

Erones Jose Santana

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 10:15

Empresários malucos ou desinformados emitindo notas fiscais de qualquer jeito, eu já tinha visto.. agora contadores, pessoas que conhecem a legislação e as regras fiscais, é novidade...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.