x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.330

apuração de impostos

RENATA FABIANA DA SILVA TELES

Renata Fabiana da Silva Teles

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 20:45

Boa noite a todos e desde ja agradeço a atenção 

Por favor tenho uma duvida muito grande a respeito de apuração dos impostos de valores recebidos pelo cartão de crédito ou débito. As empresas em questão são empresas do Simples Nacional , prestadoras de serviços de conserto de aparelhos de comunicação. Acontece que elas não tem sistema de controle , somente quando solicitado emitem notas de serviços aos tomadores.
Mas essas empresas passam valores até que altos em seus cartões , tanto crédito quanto débito , mas nao emitem nota, os clientes não querem notas dos serviços.Então pagam com cartão , o valor entra na conta jurídica da empresa , mas como devo declarar esses valores?
Sou contadora, mas nova no ramo,e gostaria de fazer tudo corretamente, mas como vou informar o fisco desses valores?posso somente apurar la no PGDAS do Simples Nacional?
Porque os clientes, donos desses estabelecimento encontram dificuldades para emitir notas para tanto valor, ja que essas notas não de vendas(cupom fiscal)e sim de serviços de uma sistema unico e complicado do Prefeitura , que precisa ser cadastrado CPF, NOME, ENDEREÇO tudo do tomador, e isso é complicado , pois a nota de serviços não aceita somente Oculto como cadastro do consumidor .
Por favor me ajudem , preciso saber como devo declarar o valor passado nos cartões , recebidos por PJ , numa conta PJ e se tem algum limite para se informar esses valor , ou é toda venda ?!
Posso somente declarar o valor dos serviços sem NF?


Att

Grata
Renata Teles

paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 21:58

pagamento do imposto é obrigação principal, emissão da nota é obrigação acessória, nada impede de vc basear a declaração mensal nos valores dos cartões, na verdade isso alguns estados e municípios já estão cobrando, que no mínimo seja declarado as vendas no cartão

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria
Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 09:16

Renata bom dia, ao meu ver independente das dificuldades para se emitir a NF ou nao obter um software para tal, nada justifica a não emissão do documento fiscal, se fosse assim não precisaríamos mais emitir a nf e so informaríamos os valores dos cartoes de credito direto no site do simples nacional para apuração dos impostos........tenho visto tb em muitos lugares por ai em ( alguns escritorios ) que tem muita demanda lançar em seus software somente o valor total de vendas de empresas dos simples nacional e nao lançamento de nota fiscal por nota fiscal que ao meu ver tb acho errado..
converse com seu cliente para que faça uso de um bom software para a emissao destes documentos e a melhor forma de gerir esse seu problema......

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.