x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 141

marco tulio bueno de souza

Marco Tulio Bueno de Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 10:44

Olá,

Sou administrador e tenho uma duvida de como a contabilidade controla a depreciação, vou relatar minha duvida abaixo:

- Imagine a empresa 'ABC LTDA', qual comprou veiculos, maquinas e equipamentos, portanto a depreciação incidira sobre estes bens, porem a minha duvida é, se para cada tipo de "bem" incide uma determinada % de depreciação, como o contador faz esse calculo de forma que ele consegue separar cada bem? digo isso pois, imagina que a empresa comprou 2 carros modelo "X" e mais 3 carros modelo "Y", e respectivamente o valor deles são diferentes, como contador sabe qual é qual? o sistema que o contador utiliza para fazer a contabilidade, na entrada da nota fiscal deste bem, ele destacada o modelo do carro/bem seja qual ele for? O mesmo o que acontece quando ele vender esse bem, como ele sabe qual modelo vai dar baixa e respectivo valor da diferença, por exemplo, ter vendido o bem mais barato que comprou e etc?

Não sei se deu para entender minha duvida, mas agradeço quem responder.

MARCOS OLLIBER

Marcos Olliber

Prata DIVISÃO 2, Chefe Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 11:10

Marco Tulio Bueno de Souza, bom dia a % de depreciação dos carros são iguais 20% ao ano desse modo se chegará o valor da depreciação acumulada do veiculo, oque deve ser considerado é o valor residual do ativo.  os sistemas não especifica o modelo do veiculo mas através dos lançamentos mensais é possível mensurar a depreciação mensal desses veículos e contabilizar.  Os sistemas calculam o valor da depreciação dos veículos como um todo (-) depreciação acumulada de veículos, mas esse controle de lançamento de depreciação é feito mensalmente considerando o valor de cada ativo.

Gabriel Floriano

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 11:15

Marco Tulio Bueno de Souza, bom dia!

Depende da forma em que é escriturado o bem, no escritório onde trabalho, quando é algum bem a ser escriturado para a empresa, detalhamos ao máximo para que não tenhamos duvida quando tivermos que realizar alguma operação com a depreciação.
Então no caso de veículos, é criado uma sub conta para cada veiculo, especificando modelo, ano, placa, cor, chassi, etc... Mesmo que no BP a conta em si, vai globalizada em Veículos e logo abaixo a redutora da depreciação, na conta detalhada, constará todos os valores específicos.

E como nosso colega Marcos Olliber citou, a depreciação é fixa para carros no geral, alterando apenas em caso de caminhões, o que vai gerar variação é o valor de compra e o valor residual.

marco tulio bueno de souza

Marco Tulio Bueno de Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 13:48

Marcos Olliber Gabriel Floriano 
Entendi, Gabriel e Marcos, entao é possivel sim detalhar o bem certo? mas não se faz necessario/obrigatorio? Creio que se detalhado como Gabriel mencionou, é algo bem mais organizado a fim de não confundir tais bens e ter tudo na ponta do "lapis".


-Quando vende o "bem" veiculos como exemplo nosso, como fica os lançamentos? 

-Outra duvida, que iria fugir um pouco do tema principal, mas que tambem tenho duvida e é uma das piores dúvidas que tenho é a seguinte:

Toda empresa que tenho, contrato um sistema de gestão (vendas, compras, financeiro, estoque, etc), porem como meu contador é tercerizado (escritorio de contabilidade) , ele usa um programa propio para contabilidade e dpto pessoal, chamado " ALTERDATA", porem como ele faz meu B.P e D.R.E. sendo que todos dados de fluxo de caixa, estoque, etc esta no meu sistema ERP DE GESTÃO? Ele possui a senha do meu sistema de gestao, creio eu que ele deve pegar os dados e transportar para sistema dele, mas uma vez ele me disse que meu sistema ERP nao permitia ele exportar dados financeiros, estoque e etc para sistema dele (e olha que meu sistema é dos bons LINX S.A.), entao ficou essa duvida no ar de como ele faz os lançamentos, sendo que quem importa as notas de compras é meu setor de compras. quem cuida do financeiro é meu dpto financeiro e tudo atraves do meu sistema ERP GESTÃO, e lá na contabilidade do meu contador eles usam outro para lançamentos, como que fica essa sincronia? tem algo de errado? como voces lidam com clientes de voces ou empresa que voces trabalham? pois vejo que muitos varejistas tem sistema de gestao e o contador tem outro, a nao ser, quando a contabilidade da empresa é feita dentro da empresa e usam apenas 1 sistema. 

Aguardo e obrigado novamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.