x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 327

Duas fontes de renda & Carnê Leão

Gustavo Henrique Borges

Gustavo Henrique Borges

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Projetos
há 3 anos Quarta-Feira | 10 março 2021 | 07:40

Bom dia,

Estou atualmente com um cliente que faço a IR e surgiu uma dúvida.
Ele tem duas fontes pagadoras, uma com IR na Fonte e começou um do exterior, como vi que é bem complexo a questão da entrada de moeda estrangeira, resolvemos fazer o carnê leão com as entradas estrangeiras, mesmo não atingindo o teto R$ 1.998,00 as vezes.

Informações
- Nem todos os meses gera DARF para pagamento 
- Ele inseriu um dependente no carnê leão - filho
- Quando passa do teto ele realiza o pagamento da DARF normal

Segue as dúvidas:
- Pode conflitar no pagamento da fonte pagadora nacional? Que tem Imposto Retido na Fonte e a receita fazer uma soma?
- Os meses que não gera DARF pode conflitar com o recebimento da fonte pagadora nacional? Por exemplo R$ 6.589.00 (com IR na fonte) + R$ 1400,00 de Dólar convertido em Real, ele considerar o total a soma disso e ter problema na declaração? Ou não pois ele declara o IR da fonte nacional ?
- A Receita considera o teto do carnê leão só se não estiver nenhuma outra fonte de renda? Ou está correto como estamos fazendo?
- No carnê leão eu devo inserir também a fonte pagadora que detém o IR? Não encontrei essa opção só tem "não assalariado" e outros "Aluguel e outros"

Pois eu entendo assim:

Jan: R$ 6.589 IR na fonte + R$ 2.500 DARF Paga = R$ 9.089
Fev: R$ 6.589 IR na fonte + R$ 1400 DARF não paga = R$ 7.989 (Esse mês em questão pode dar algum problema? por não gerar a fonte?)


Obrigado pela atenção

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.