x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.879

Lucros acumulados

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 16:35

Boa tarde, 
Estou com uma dúvida referente uma empresa optante pelo Lucro Presumido, a empresa não possui débitos e tem saldo em conta bancária.
A dúvida é o seguinte:
Trimestralmente é apurado o Lucro da empresa, sendo parte deste valor distribuídos a dois sócios em um valor fixo que eles costumam retirar nos próximos 3 meses, porém o saldo da conta lucros acumulados está ficando alta devido aos lucros não distribuídos a pedido dos próprios sócios. A pergunta é, quanto a esse saldo, se futuramente os sócios decidirem por retirar os mesmos, eles podem ? Devo distribuí-los e discriminar sobre a qual período eles se referem, visto que provavelmente podem ser de muitos anos anteriores ?


Grato 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 18:45

Sim, a empresa pode distribuí-los futuramente. A única observação, que sendo lucros anteriores a 1996, são sujeitos à retenção do IR.

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 3 anos Segunda-Feira | 15 março 2021 | 18:56

Obrigado pela resposta João, sabe me dizer se preciso especificar a qual período se refere ou posso apenas colocar " conforme lucros acumulados de períodos anteriores " ??

MARCOS OLLIBER

Marcos Olliber

Prata DIVISÃO 2, Chefe Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 16 março 2021 | 10:06

Gabriel, bom dia, transfira o saldo do lucros acumulados( visto que essa conta não existe mais) para a reserva de lucros... Após a transferênci,  transferir o lucro a ser distribuídos aos sócios,  e conforme a necessidade faça a distribuição via caixa/banco
Dúvidas ? 
contato : @Oculto

GABRIEL

Gabriel

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 3 anos Terça-Feira | 16 março 2021 | 10:54

Obrigado pela ajuda Marcos !!! Gostaria de saber se preciso especificar a quais períodos se referem ou posso somente deixar como referência "períodos anteriores". 
Como sou novo na área fiquei com dúvida nessa questão, assumi a contabilidade da empresa agora e todas as empresas tem esse saldo na conta de Lucros acumulados e Prejuízos acumulados, o correto seria Reserva de lucros ? Outra questão seria referente a distribuição, está correto ser criado uma conta no passivo da empresa de Lucros distribuídos a pagar e conforme a necessidade efetuar os pagamentos aos sócios ?


Grato !!!

MARCOS OLLIBER

Marcos Olliber

Prata DIVISÃO 2, Chefe Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 16 março 2021 | 11:22

Gabriel

Gostaria de saber se preciso especificar a quais períodos se referem ou posso somente deixar como referência "períodos anteriores". 
É importante para fins de organização a referencia.
 empresa agora e todas as empresas tem esse saldo na conta de Lucros acumulados e Prejuízos acumulados, o correto seria Reserva de lucros ?
sim. Transferi o saldo dos lucros acumulados para a conta do PL reserva de lucros.
Outra questão seria referente a distribuição, está correto ser criado uma conta no passivo da empresa de Lucros distribuídos a pagar e conforme a necessidade efetuar os pagamentos aos sócios ?
Criação da conta LUCROS A DISTIBUIR AOS SOCIOS NA PL. ( no passivo gera uma obrigação que vai diminuir nos lucros do Exercio)

Carlos Augusto Santos

Carlos Augusto Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 17:36

Prezados, boa tarde!

Complementando a informação do colega Marcos de que a conta de LUCROS ACUMULADOS foi extinta, esta informação é válida apenas para as Sociedades Anônicas (S/A) e limitadas de grande porte. As demais podem apresentar saldo credor na conta de LUCROS ACUMULADOS.

Segue artigo com explicação sobre o assunto:

www.contabeis.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.