x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 129

Dúvida IRPF - Declaração Dependente com atividade MEI em 2020

Hugo Silveira

Hugo Silveira

Iniciante DIVISÃO 3, Account Manager
há 3 anos Domingo | 21 março 2021 | 12:16

Bom dia a todos!
Primeiramente agradeço o canal aberto para estarmos esclarecendo dúvidas .

Minha esposa é MEI(iniciou suas atividades em 2020 - Atividade Comércio. Só tem esta atividade) e coloquei a mesma como minha dependente a qual vem fazendo desde de 2018.
Porém fiquei com uma dúvida: 
A receita bruta anual dela foi de R$3.560,19(este valor foi declaro em sua declaração anual MEI) e gostaria saber se precisarei apenas preencher o campo Rendimentos  Isentos e Não Tributáveis, cod 13(Rendimento de sócio ou titular de microempresa de pequeno porte....) e colocar o valor de R$284,82(8%* R$3560,19) ou teria mais outro campo a ser preenchido? 
Atenção: Não teve lucro ou seja as despesas(compra de mercadorias, mensalidades p/hospedagem do site,compra do certificado digital, DAS pagas durante 2020 e etc) superaram a receita bruta anual. 

Atenciosamente
Hugo Silveira

Hugo Silveira

Hugo Silveira

Iniciante DIVISÃO 3, Account Manager
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 18:41

João,Primeiramente agradeço sua atenção. Realmente não possuo contabilidade.
92 % da Receita Bruta(RB)  declarados como rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas mesmo sem ter tido Lucro?  Veja meu detalhamento abaixo:
Receita Bruta Anual : 3560,19
Despesas :  3967,62
Parcela Bruta anual Isenta(8%): 284,82
Lucro tributável : (- ) 692,24

att

Hugo Silveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.