x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 370

Contribuição para o INSS como MEI e Autônomo

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Domingo | 21 março 2021 | 12:56

Olá amigos !
Gostaria de uma ajuda referente a retenção obrigatória de INSS.
Há alguns anos criei um MEI para a minha esposa enquanto ele era estudante de psicologia para fazermos alguns trabalhos casuais e obter uma renda extra.
Após sua formação e depois de regularizar sua profissão como psicóloga (CRP, alvará, ISS e etc) ela passou a a receber como autônoma emitindo recibos para seus clientes.
O que acontece é eu mantive o MEI até hoje, pois ainda temos a atividade extra e gostaria de saber se é obrigatório reter o INSS nos recibos de autônomo, já que o MEI já faz essa retenção ? E se sim como fazer ?
Desde já obrigado !

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 08:27

Olá João, obrigado pela resposta, mas ainda tenho dúvidas.
Na retenção através do MEI existe uma parcela de INSS referente a 5% do valor do salário mínimo, se eu reter o valor dos recibos autônomos totais pagos, eu não deveria descontar este do MEI já pago ?
Um exemplo, eu paguei neste mês de fevereiro o valor de 56 reais pelo MEI, sendo 55 reais referente ao INSS e 1 real de ICMS.
Neste mesmo mês de fevereiro tivemos uma despesa com recibos autônomos de 1.400 reais, como gero a guia de pagamento para o INSS ? Devo reter os 20% em cima dos 1.400 ?
Desde já obrigado !

Angela Rodrigues da Silva

Angela Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 24 novembro 2022 | 12:15

Bom Dia!!!!!

Gostaria da ajuda dos colegas. Apareceu uma psicologa que atende somente pessoas físicas e emite recibo para os mesmos, porém nunca fez o recolhimento do INSS e gostaria de começar a recolher, ela tem que obrigatoriamente recolher 20% sobre os valores recebidos, respeitando o teto, e o período que ela não recolheu como fica? Aproveitando gostaria de saber a média de valor cobrado para o serviço de emissão dessa guia mensalmente. 

Grata desde já.


Angela.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.