x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 45.707

Troca de contador saldos

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 17:05

Boa tarde

Na troca de contador sei que tem o termo de tranferência, gostaria de saber como é feito se o contador passa a responsabilidade no mes 10/2009 o novo contador tem que fazer o mes 11 e 12/2009 certo?
como que faz a respeito das contas o outro contador tem que encerrar o balanço até a tranferencia zerando as contas de resultado ?

ou o novo contador implanta os saldos e no final do do perido 31/12/2009 encerra o balanço?

se tiver que implantar os saldos tem fazer o lançamento a débito e a crédito? qual histórico usar?


obrigado e desculpe as tantas dúvidas

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 21:31

Boa Noite Guilherme

O contador primeiro deve encerrar as Demonstrações Contábeis referentes ao período desde Janeiro até Outubro. Nestes termos deve apurar inclusive o resultado.

O Contador segundo trancreverá os saldos das contas patrimoniais do Balanço encerrado em 31/Outubro em um Balanço de Abertura datado de 01/Novembro.

Este Balanço de Abertura deve servir apenas para implantação dos saldos destas contas no seu sistema contábil.

D - Balanço de Abertura
C - Contas do Ativo e a redutoras do Passivo

D - Contas do Passivo e as redutoras do Ativo
C - Balanço de Abertura

Histórico: Saldo de abertura da conta .... transferido do Balanço Patrimonial levantado pela contabilidade .................. em........

As contas de resultado devem ser abertas na medida em que forem usadas.

O resultado apurado no período Novembro/Dezembro deve ser ser somado ao apurado no período Janeiro/Outubro.

...

ANNA CAROLINA MOREIRA

Anna Carolina Moreira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 21 abril 2010 | 14:12

Olá! Prezado Saulo,
Estou enfrentando uma situação semelhante a do colega Guilherme, a qual explico melhor a seguir:
Fui contratada para ser a Contadora de uma Entidade sem fins Lucrativos. A contadora anterior pediu demissão sem cumprir o aviso prévio e não realizou o Encerramento do Exercício 2009. Fui informada que o prazo p/entregar as Demonstrações de 2009 para o Conselho Diretor termina em 30 de abril de 2010. Nesse sentido, conto com a sua colaboração para as seguintes dúvidas:
1- O Plano de Contas cadastrado no sistema contábil não foi alterado conf. a lei 11.638. É possivel encerrar o exercício sem a alteração no Plano? é possível transcrever os saldos do sistema e elaborar as demonstrações no excell com a nova estrutura do Balanço exigida pela lei 11.638?
2- Para o próximo exercício, que lançamentos será necessário realizar para atender à Lei 11.638? Basta alterar o Plano de Contas ou é preciso realizar outros lançamentos?
3- O caso mais crítico é o seguinte: No final de 2008 ocorreu uma troca no sistema contábil desta entidade e verifiquei uma diferença relevante no transporte do saldo da conta "ajuste do exercício anterior". Fiz a pesquisa no sistema anterior, verifiquei o razão da conta em 31 de dezembro de 2008 e comparei com o saldo anterior apresentado no razão do novo sistema em 01 de janeiro de 2009. Nossa! a diferença no saldo transportado é muito relevante. Por favor, que procedimento devo adotar? É possível realizar algum lançamento para ajustar essa diferença no transporte do saldo entre sistemas? Que lançamento devo realizar considerando o exemplo:
Saldo da conta Ajuste do Exercício Anterior conf Razão em 31 de dezembro de 2008 - R$ 500.000,00
Saldo Anterior da mesma conta conf. razão em 01 de janeiro de 2009 - R$ 1.000.000,00

Por favor, me ajudem !

Edmilson Fernandes da Costa

Edmilson Fernandes da Costa

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 abril 2010 | 15:36

Boa tarde,

Eu trabalho em um pequeno escritório de contabilidade. Faço a contabilidade de algumas empresas. Mas caiu um Posto de Gasolina para eu fazer a contabilidade. Tenho dúvidas quanto aos impostos e a porcentagem de cada um deles, o FPAS da folha de pagamento. E ainda as declarações obrigatórias que devo fazer ao decorre do ano.
Se alguém puder responder-me.
Obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 21 abril 2010 | 19:36

Boa noite Anna,

A Lei 11638/2007 não altera especificamente o Plano de Contas e sim as práticas contábeis. Entretanto, conforme se lê no preâmbulo da própria lei, esta:

Altera e revoga dispositivos da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras.

Fato ratificado em seu Artigo 3º que dispõe:

Art. 3o Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.

Parágrafo único. Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).


A lei que trouxe alterações referentes ao Plano de Contas é a Lei 11941/2009 consulte o artigo 37º.

Vale dizer que você não deve ser preocupar (agora) com o disposto pela Lei 11638/2007 e deve efetivar as mudanças no Plano de Contas estabelecidas pela Lei 11941/2009. Estas não são tão significantes quanto as trazidas pela Lei 11638/2007 uma vez que trata apenas da mudança de nomenclatura e da composição dos grupos de contas.

O que deve preocupá-la de fato é a diferença mencionada por você. Considere que a Conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" não deve apresentar saldo em 31 de Dezembro, haja vista que é praticamente conta transitória.

O Balanço de 31/12/2008 deve ter sido aprovado em Assembléia, portanto, os dirigentes devem (por obrigação) ter conhecimento de tais valores. Reúna-se com os mesmos e juntos examinem a origem e a causa de tais registros, com vistas a viabilizar a oportunidade de correção que (impreterivelmente) deva ocorrer ainda em 2008.

Se nisto você tiver dificuldades ou necessitar de auxílio, exponha detalhes do assunto para que o pessoal do Fórum possa orientá-la acertadamente.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 21 abril 2010 | 19:45

Boa noite Edmilson,

Para obter as orientações que procura use as seguintes salas:

Legislação Federal

Legislações Estaduais e Municipais e

Departamento Pessoal e Recursos Humanos

Assim organizadas fica mais fácil você "escolher" o assunto que precisa saber e encontrar em cada uma, pessoas que dele entendem. Como ninguém entende "tudo de tudo" o criador do Fórum inteligentemente o departamentalizou por assuntos.

...

LIDIANE PIEDADE DE ALMEIDA

Lidiane Piedade de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 10:17

Bom dia !

Por favor me ajudem !

Nosso escritório recebeu um cliente, que veio de outro escritório.

O escritório de origem enviou um balancete com os saldos até 30.11.2011.

Eu ja implantei os saldos das contas partrimoniais "Ativo"e"Passivo".

Como devo proceder com as contas de resultado ?

Posso implantar os saldos também ?

Custos e Despesas

D- Custos / Despesas
C- 245010101 (implantação de saldo )

Receitas

D-245010101 (implantação de saldo)
C-Receitas

Isso é permitido ? Posso fazer assim ?

Fico no aguardo da ajuda e desde já agradeço.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 13:41

Lidiane,

Creio que o escritório anterior fechou as Demonstracões contábeis até a data 30.11.2011 e, portanto, junto com o Balancete deverá constar também a D.R.E. e o Balanço Patrimonial.
Sendo assim, o lucro do período (11.2011) já foi calculado no qual transferiu-se para o PL e zerou as contas de resultado. Portanto não deve inserir as contas de resultado, visto que você fará a contabilização de 12.2011e deverá constar apenas os resultados desse mês para apuração do resultado do exercício em 31.12.2011.

Att
Matheus

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
LIDIANE PIEDADE DE ALMEIDA

Lidiane Piedade de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 14:44

Matheus, muito obrigado pelas informações.


Mais o escritório anterior não fez o balanço e nem a DRE.

Eles me enviaram somente o balancete mesmo.

Eu gostaria de saber se fica errado se existe um previsão legal, de implantar os saldos das contas de resultado e lançar só o mês de dezembro e depois sim encerrar o balanço do exercício.

Desde já obrigado, fico mo aguardo !

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 16:04

Disponha Lidiane,

Posso dizer que eu no seu lugar não fecharia o Balanço que é de responsabilidade do contador anterior, mesmo porque ao assiná-lo você estará assumindo todas as informações lá contidas sem conhecer as práticas adotadas por ele.
Pois se o último exercício assinado por ele for de 2010, e te entregar o saldo do Balancete em 11.2011 você estará se responsabilizando por todo o período de 2011 (se estiver enquadrada no Lucro Real é ainda mais dramática a situação).
Mesmo que seja possível fazer a implantação no qual você mencionou, acho mais viável você exigir do contador anterior essa obrigação que é dele.

Espero ter ajudado

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Heloise Teixeira

Heloise Teixeira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 17:11

Matheus Clemente Gomide da Silva

Sendo fechado o balanço e a DRE pelo escritório anterior, devo então transferir as contas com saldo para meu sistema com data de 01/12 como no exemplo da Lidiane Piedade de Almeida, e finalizar o balanço, DRE, DLPA e demais demonstrações necessárias normalmente então?

E quais órgãos devo avisar desta transferência de responsabilidade?

At.
Heloise Teixeira

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 17:32

Prezada Heloise,

Caso o contador anterior lhe entregar toda a documentação com as devidas demonstrações encerradas você irá importar como saldo inicial no seu sistema e proceder à contabilização e fechar as demonstrações referente ao período restante para conclusão do ano calendário.

Nesse caso você deve informar o Conselho da sua regional sobre tal transferência de contador, sem contar, é claro, alteração do contador responsável nos órgãos legais.

At,
Marcos Vinicius

HEITOR HOLANDA SANTANA QUEIROZ

Heitor Holanda Santana Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 23:06

Boa noite amigos, me formei há dois anos mas só agora
irei iniciar na área. Começarei autonomo e gostaria
de tirar a seguinte dúvida:
Vou começar com duas micro todas duas do simples, e queria
saber o que preciso pegar com o antigo contador delas?
Quais os documentos, declarações???

O que tenho que pedir ao proprietários das empresas? Contrato
Social, informação sobre funcionários???

Desde já grato pela atenção!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.