x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 584

PATRÍCIA

Patrícia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 15:07

Boa tarde tenho um cliente MEI que em 2019 faturou na empresa o valor de R$: 44,500,00 e não fez a declaração de imposto de renda ...ele é obrigado a declarar mesmo sendo MEI?e se for para declarar onde lanço esses valores? posso lançar o valor todos como rendimento isento como retirada de lucro? 

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 março 2021 | 10:23

Patricia, pode lançar como rendimentos isentos os lucros desse MEI com base nas nas porcentagem do lucro presumido ou seja 8% comercio, 32% para serviços etc.. dependendo do ramo você pega lá na tabela a porcentagem de lucros que será aplicada calcula e esse é o valor que vai transferir para o imposto de renda.
Caso queira distribuir mais lucros que as porcentagens do IRPJ, tem que fazer a contabilidade da empresa e apurar tais lucros ok.
Exemplo:
empresa de serviços com faturamento de R$ 10.000,00 no ano
base de calculo do lucro 32%
$ 10.000,00 x 32% = $ 3.200,00 <- esse seria o lucro a transporta para o IRPF do empresário. 
Quanto a obrigação pelos rendimentos que informou ai acima não estaria, porem tem que verificar as demais hipóteses de obrigação.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 09:45

Bom dia,
Qual o campo correto para preencher os valores recebidos por MEI?

Rendimentos Tributáveis recebidos de PJ ou Rendimentos tributáveis de PJ (imposto com exigibilidade suspensa)? 

O valor total bruto recebido foi de 11.469,00 + 3.900,00 do auxilio emergencial.

O auxilio estamos colocando em Rendimentos Tributáveis recebidos de PJ o valor bruto recebido também será neste mesmo campo?

Memento Mori.
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 11:48

Bom dia "O valor total bruto recebido foi de 11.469,00 + 3.900,00 do auxilio emergencial." o rendimento tributável recebido do MEI vc lança em rendimentos trib recb de pessoa juridica esse valor ai de 11.469,00 e no valor da contribuição previdenciaria lança 5% do valor do rendimento.

Já o o lucro apurado do MEI tu lança la em rendimentos isentos com o código de lucros.

Já o recebimento do auxilio emergencial tu lança tmb em rendimentos tributaveis recb de pessoa juridica com o CNPJ do MINISTÉRIO DA CIDADANIA e o valor recebido.
são dos recebimentos dois lançamentos

Se eu estiver errado me corrijam 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.