x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 21.478

CFOP 5656 para Consumo Interno de combustível, pode?

Zaccaro

Zaccaro

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 3 anos Segunda-Feira | 29 março 2021 | 13:56

Olá, 

Meu nome é Maurício, trabalho como Suporte de Sistemas ERP e estou com um "impasse" que não consegui chegar a uma conclusão e gostaria muito da ajuda de vocês.

Um de meus clientes está querendo utilizar CFOP 5.656 (Venda de combustível ou lubrificante, adquiridos ou recebidos de terceiros, destinados a consumidor ou usuário final) para Consumo Interno.  Informei ao mesmo que isso poderia não ser o correto, pois você "não vende para si mesmo". Se o produto é seu, você já pagou por ele, então deve-se consumi-lo. 

Trabalhamos muito com Postos de Combustível e todos eles utilizam-se do CFOP 5.949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado) para consumo interno. Contudo esse "bateu o pé" de que é necessário sair com o CFOP 5656. Eu verifiquei até mesmo que ele possui Notas de um outro sistema, que ele utilizava anteriormente,  no qual eles faziam as notas para o próprio Posto (Emitente/Destinatário com mesmo CNPJ)   com o CFOP 5.656 e o SEFAZ aceitava essas notas sem qualquer rejeição.

Diante do disposto, gostaria de saber dos colegas se existe alguma Norma Técnica que dispõe sobre tal situação a fim de validar essa possível transação de Consumo Interno com CFOP de Vendas.

Desde já agradeço a atenção e deixo o meu obrigado!

At..t Mauricio Neto

Zaccaro

Zaccaro

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 3 anos Terça-Feira | 30 março 2021 | 10:02


Bom, pelo que pude entender, não existe um embasamento Legal que discorra sobre o assunto de forma a dizer que pode-se utilizar tal CFOP para Consumo Interno, da mesma forma que não há nada que diga que não pode. Ficando a cargo do entendimento do contador. Que nesse caso específico, quer utilizar o CFOP 5.656 (só não entendi o motivo).