x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 119.398

Problema de acesso no Ecac com certificado digital via Gov.Br

Marco Antonio M Bonafe

Marco Antonio M Bonafe

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 abril 2021 | 13:29

Estou tendo problemas desde 02/04/2021 para cessar o Ecac ou portal Gov.Br com o certificado Digital.

O Ecac redireciona para sso.acesso.gov.br, "clico" certificado digital e escolho o certificado, a partir daí ocorrem os erros abaixo.

Já apaguei os dados de navegação (cookies, hitorico, etc..) tentei outros navegadores mas o prlbema de time-out ocorre da mesma forma.

Alguém poderia ajudar? Abaixo a coópia dos erros nos diferentes navegadores.

Att.t
Bonafé

----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao tentar logar no ecac com certificado no Microsoft Edge:

Hum… Não consigo chegar a esta páginacertificado.sso.acesso.gov.br demorou muito tempo para responder
Tente:
Verificando a conexãoVerificação de proxy e firewallExecutar o Diagnóstico de Rede do Windows
ERR_TIMED_OUT
Ocultar detalhes
----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao tentar logar no Ecac com certificado pelo Internet Explorer

Não é possível conectar-se com segurança a esta página
Isso pode ocorrer porque o site usa configurações de segurança TLS desatualizadas ou não seguras. Se isso continuar acontecendo, tente contatar o proprietário do site.
Tente isto:
Voltar para a última página
----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao tentar logar no Ecac com certificado pelo Chrome

Não é possível acessar esse sitecertificado.sso.acesso.gov.br demorou muito para responder.
Tente:
Verificar a conexãoVerificar o proxy e o firewallExecutar o Diagnóstico de Rede do Windows
ERR_TIMED_OUT

MARIANA

Mariana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 10:52

Olha eu não entendo muito quando da esses erros, que acabam atrapalhando muito nosso serviço, caso vc não tenha nenhum programador que possa lhe ajudar eu achei um site que da diversas opções de como tentar resolver esse problema, vou deixar o link aqui em baixo pro caso de ainda estar precisando !

www.oficinadanet.com.br

outra coisa se o cpf do responsável vinculado ao cnpj do cartão, ou se for certificado e-cpf tbm...e não tiver feito a senha do Gov.br, tbm da erro e não entra no ecac. 

Ana Lu

Ana Lu

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 11 abril 2021 | 15:17

Marco, está ocorrendo o mesmo comigo desde a semana passada... Ja tentei de tudo, e não consegui resolver ainda.

Você conseguiu resolver?

Marco Antonio M Bonafe

Marco Antonio M Bonafe

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 23:52

No meu caso voltou a funcionar sozinho,

O erro que tive trazia a mensagem de time out, acredito que o problema era uma instabilidade no gov.br. Entretanto já tive problemas com certificado não encontrado, na época oque me ajudou foi o seguintes passos.

Para começar sugiro buscar o teste de certificado no site da certificadora (serasa, certisign, etc..), se você não está conseguindo testar no site da certificadora, pode ser que seu problema foi na hora de instalar o certificado. Se for este o caso, teria de voltar atrás e desinstalar os programas e instalar novamente todo o aparato do certificado conforme as especificações do site da sua certificadora.
Teste seu certificado | Certisign
Teste de certificado | Serasa Experian (certificadodigital.com.br)

Como anteriormente o certificado funcionava e suspeitava não se tratar de problema de instalação, e tendo algum conhecimento de informática, pode ser feito por conta e risco os seguintes passos:

Primeiro verificar no "token administration", um aplicativo nativo do windows se o certificado está como operacional. Basta apertar o icone do windows e escrever token que aparece. Aqui temos este procedimento de verificação e até a re-instalação do token: 
Microsoft PowerPoint - Computador deixou de reconhecer seu certificado digital.pptx (oabrj.org.br)

Caso o token esteja operacional e o problema persista, às vezes o problema tem haver com o "estado SSL" veja como limpar o estado ssl nesse link:
Oculto-Por-que-%C3%A0s-vezes-recebo-detalhes-incorretos-do-certificado-SSL-para-meu-subdom%C3%ADnio-" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Por que às vezes recebo detalhes incorretos do certificado SSL para meu subdomínio? – Ajuda do Zendesk

Caso não funcione, limpe o histórico de navegação ("Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites" e "Cookies e dados de sites"), feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente. Esse procedimento você encontra aqui:
Como limpar histórico de navegação | Dicas e Tutoriais | TechTudo

Caso persista o problema pode ter relação com de alguma autoridade certificadora mal instalada, a RFB orienta arrumar desta forma, incluindo links necessários:
procedimento_instalacao_cadeia_de_certificados_sistemas_rfb.pdf (economia.gov.br)

Última cartada atualizar/configurar o java (somente para problema no conectividade da caixa):
Dowload Componente Java | Certisign
Guia_Configuracoes_Conectividade_Social_ICP.pdf (folli.com.br)

Outros links úteis:
Páginas - Erro - acesso com certificado digital (fazenda.sp.gov.br) 3 soluções para principais erros com o certificado digital na hora de emitir notas fiscais eletrônicas - Blog Sibrax Software
Mensagens de Erro na Utilização de Certificados Digitais — Português (Brasil) (www.gov.br) Microsoft Word - guiaCertificadosJavaWindows.doc (serpro.gov.br)


Espero ter colaborado.

Abraço

Bonafé

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 15:45

Eu estava com dois problemas no certificado A1 do Serasa, o primeiro era:

ERR_TIMED_OUT

E depois, fazendo algumas mudanças, comecei a ter o:

ERR_SSL_DECRYPT_ERROR_ALERT.

O primeiro erro (timed out) era causado pelo meu antivírus, que é o Kaspersky Internet Security. Para resolver, tive que ir nas Configurações (ícone de uma engrenagem na parte inferior esquerda do aplicativo), depois Configurações de rede, depois Verificação de conexões criptografadas e em Endereços confiáveis. Nesse acesso, digitei estes endereços:

sso.acesso.gov.br
cav.receita.fazenda.gov.br
certificado.sso.acesso.gov.br
acesso.gov.br
gov.br

Salvei e fechei o aplicativo.

Para solucionar o 2º problema, foi um pouco mais complexo.
Para isso, tive que obter a cópia (backup) do meu certificado (quando você instala o certificado ele fornece um arquivo de backup com uma senha que pode ser diferente da primeira que você utilizou).

Quando obtive-o, fiz a remoção do certificado atual que estava instalado (para isso, basta procurar por Opções da Internet na busca do Windows, ir em Conteúdo --> Certificados --> Remover.)

Após a remoção, fiz a instalação pelo arquivo do backup e realizei o teste pelo site do Serasa (https://serasa.certificadodigital.com.br/teste-de-certificado/)

Após todo esse procedimento tive êxito para acessar o e-CAC.

Caso alguém tenha um problema parecido com o meu entre em contato que vejo se posso ajudar.

Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 1, Arquiteto(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 13:45

Estava com o mesmo problema e tentei diversos métodos, sem sucesso! Faço o uso do Token Safenet 5100 e  depois de muita luta, descobri que era o meu ANTIVIRUS bloqueando o uso do driver do token. Bastou desativar a proteção do Karspesky e tudo funcionou normalmente. Vale a pena tentar... O engraçado é que ele estava bloqueando apenas o site da Receita Federal. Se eu fosse em qualquer outro site que usasse o certificado, funcionava normalmente. Vai entender...

Marcos Flores

Marcos Flores

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 34 semanas Quarta-Feira | 22 novembro 2023 | 12:44

Alguem mais está com o seguinte erro ao tentar entrar no eCac?

"Foram geradas muitas requisições para autenticação por segundo fator. Por favor tente novamente em alguns minutos. (ERL0025900)"

meire

Meire

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 18 semanas Segunda-Feira | 11 março 2024 | 16:28

Boa tarde, aqui aparece essa msg "Não foi possível realizar a operação, entre em contato com o administrador!"
preciso emitir boleto de parcelamento do inss mas desde cedo não consigo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.