x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 21

acessos 32.464

CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola

Leandro Oliveira

Leandro Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 18:36

Prezados,

gostaria de saber se alguém já está aplicando o CPC 29 (IAS 41) sobre ativos biológicos e produtos agrícolas.

Com base neste CPC devemos, quando da existência de mercado ativo, reconhecer os ativos biológicos pelo valor de mercado. Minha dúvida é em relação ao reconhecimento do custo real da produção. A contabilização será semelhante à prática anterior da Superveniência/Insuficiência?

Outro detalhe é sobre a tributação... Iremos tributar o resultado antes de sua efetiva realização por meio da venda?


Att.

Bruno G. C.

Bruno G. C.

Iniciante DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 23:19

me surgiu essa duvida agora tb, referente a tributação, a resposta é não, pois apesar de termos uma "antecipação de receita" ajustando o valor do ativo biológico quando positivo, na hora do cálculo, do IRPJ e CSLL sobre o lucro, devemos excluir as receitas, as receitas e despesas oriundas dos ajustes a valor de mercado quando estivermos no periodo do RTT, devem ser excluidas da base de calculo, ou seja quando entregamos o FCONT, lá voce deve excluir todos os reflexos das alterações introduzidas pela Lei nº 11.638 e pela 11.941, que modifiquem o critério de reconhecimento de receitas, custos e despesas computadas na escrituração contábil, para apuração do lucro líquido do exercício definido no art. 191 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

Claiton Antonio Gregory

Claiton Antonio Gregory

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 18:42

Caros Colegas,
Sobre estes ativos biológicos, há alguma definição técnica sobre a mensuração do valor justo? Pode ser utilizado o valor presente de fluxos de caixa futuros ou necessariamente deve ser utilizado valor de mercado? E a subjetividade do mercado, como garantir a confiabilidade da informação?
Caso alguém tenha uma contribuição sobre o assunto, ficarei muito grato?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2010 | 09:12

Olá!

Pessoal, tb estava em dúvida com relação ao CPC 29, porém lendo o mesmo tive o seguinte entendimento:

Primeiramente eu preciso fazer o levantamento do meu valor do Ativo Biológico, se minha atividade for florestas por exemplo eu trago tudo para valor atualizado aplicando o mesmo em 01/01/2009 a débito do ativo e a crédito de ajustes de avaliação patrimonial (PL) uma vez feito isso, eu terei um significativo aumento no valor da minha exaustão, ou seja, dependendo do valor, o meu resultado mensal poderia ficar negativo. Mas excluindo os assuntos gerenciais....

Eu posso avaliar o Ativo Biológico pelo custo ou pelo valor justo menos as despesas esperadas de venda quando houver mercado ativo no qual eu possa me basear, logo eu deveria fazer ANUALMENTE os seguintes ajustes:

No final do ano eu verifiquei que os custos atribuidos à minha floresta foi de 100.000,00

eu tenho x m³ de florestas que avaliados a valor de mercado de acordo com uma publicação numa revista de circulação da atividade foi de 350.000,00 e os gastos estimados de venda desse produto foi de 200.000,00 (posso estimar tais gastos com base em florestas com a mesma idade por exemplo ocorrido no ano anterior).. desta forma:

Pelo valor justo:

D - Ativo Biológico - 150.000,00
C - Valor Justo (Resultado)

D- Despesas - 100.000,00
C- Banco /Caixa


Eu acredito que seja desta forma, então como tudo tem sido pelo "entendimento".

Gostaria que compartilhassem suas opiniões....

Abraços...

Att.

Marília

Claiton Antonio Gregory

Claiton Antonio Gregory

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2010 | 10:13

O registro contábil acredito que deve ser apenas pela MAIS VALIA.
No caso do exemplo, entendo que deve ser registrado:
D - Ativo Biológico - 50.000,00
C - (Outras Receitas-Resultado) Ganho/Valorização Ativos Biológicos

Atc

Claiton

Ivo Barreto

Ivo Barreto

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 08:53

Pessoal,

No cálculo do CPC 29 nos ativos biológico vamos encontrar um ganho ou perda desse ativo, assim estaremos registrando na contabilidade o valor justo. A diferença do valor contabilizado (histórico) e valor justo (encontrado após aplicação do CPC 29) vamos chamar de GAAP. Na adoção inicial (em 2009) do CPC 29 se apurarmos um ganho (Neste ex: R$ 100.000) a contabilização será:
D - Ativo Biológico R$ 100.000
C - Passivo Fiscal Diferido (25% IR+9%CSL = 34%) R$ 34.000
C- PL (Resultados de Ex. Ant.) R$ 66.000

Após adoção (já em 2010) qualquer ajuste do valor justo do ativo biológico será no resultado do ano, dentro do CPV, demonstrando separadamente o que "CPV normal" e "CPC CPC 29"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 10:51

Olá Ivo!

Teu entendimento é igual ao meu, porém com relação ao ajuste do ativo biológico no resultado, não entendi o que você quis dizer com "CPV normal" e "CPC 29", você abriria duas contas no resultado? Isso?

Aguardo.

Att.

Marília

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 11:03

Olá Ivo!

Então, sobre sua resposta, gostaria que pensasse comigo na seguinte situação e se puder me ajudar....

O custo de exaustão é mensal, logo se o valor justo for diferente do valor de custo, teremos efeitos no CPV. Diante disso teremos que calcular o CPV (que no nosso caso é Integrado) em um "cenário" denominado societário ou CPV adotando uma contabilidade a parte, pois os custos de exaustão vão afetar a formação dos produtos.
Com este método, não poderemos deixar de ter uma contabilidade em separado para apuração do CPV, já que os estoques de produtos finais variam mensalmente.

Andrevan Liberato

Andrevan Liberato

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 11:21

Pessoal estou realizando uma dissertação sobre o caso, e vou passar pra vocês a contabilização correta, essa contabilização foi aplicada na empresa que trabalho e foi auditada por uma das "Big Four".

Pelo ganho/Perda na avaliação dos ativos biológico em períodos anteriores a data do balanço atual.Ex.2008,2009:

D – Avaliação a valor justo dos ativos biológicos – ATIVO
C – Exercícios Anteriores – PL

Pelo Ganho/Perda na avaliação dos ativos biológicos no período atual do ultimo balanço.Ex.2010:

D – Avaliação a valor justo dos ativos biológicos – ATIVO
C – Ganho/Perda na avaliação dos ativos biológicos – RESULTADO

Nos impostos sobre o ganho na avaliação dos ativos biológicos na avaliação do balanço atual.Ex.2010:

D – CSLL diferidos – RESULTADO
C – CSLL sobre lucros diferidos – PASSIVO

D – IRPJ diferido – RESULTADO
C – IRPJ sobre lucros diferidos – PASSIVO


Nos impostos sobre o ganho na avaliação dos ativos biológicos na avaliação do balanço anteriores.Ex.2008, 2009:

D – Exercícios anteriores – PL
C – CSLL sobre lucros diferidos – PASSIVO

D – Exercícios Anteriores - PL
C – IRPJ sobre lucros diferidos – PASSIVO


Gostaria de dizer que os ativos devem ser mensurados a

Andrevan Liberato

Andrevan Liberato

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 11:26

.....Gostaria de dizer que os ativos deverão ser mensurados a VALOR JUSTO, que não é a mesma coisa de VALOR DE MERCADO. Analisei varias empresas no brasil e exterior que aplicaram o CPC 29 ou IAS 41 e "nenhuma" aplicaram a valor de mercado, todas aplicaram pelo metodo de FLUXO DE CAIXA DESCONTADO(FLUXO DE CAIXA LIQUIDO OU FUTURO), pois existe uma grande subjetividade na mensuração a valor de mercado, sendo assim, por Fluxo de Caixa Descontado é mais complexo mais o resultado é mais exato.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 11:52

OI Adrevan.. realmente! depois de muito estudar a situação, aqui fizemos a escrituração como você mencionou. Nos baseamos em outras empresas do mesmo ramo que também fizeram avaliação, todas fizeram fluxo de caixa descontado, o que varia é a taxa aplicada, mas isso é uma particularidade.

Att.

Marília

Fernando da Silva Falheiros

Fernando da Silva Falheiros

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Custos
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 23:13

Pessoal,

Por favor, sobre o caso acima, as amortizações do ativo biológico que irá compor meu custo de produção devem também ser realizadas levando em consideração o valor justo? Para isso é necessário controlar separadamente (amortização custo histórico e amortização da diferença para o valor justo)?

Me confundi um pouco agora... podem me ajudar?

Lucas Frata Guzzo

Lucas Frata Guzzo

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 21:40

Boa noite, aproveitando o conhecimento de vocês, gostaria de fazer uma pergunta, se puderem me ajudar, obrigado !
A empresa onde trabalho construiu uma barragem para irrigação de sua cultura. Quais os lançamentos corretos para este investimento? Como chegar a uma vida útil para essa barragem ?

LUCAS FRATA GUZZO
Bento Gonçalves, RS

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 21:53

Olá Diogo.

Acredito que esta barragem deva ser considerada como um ativo imobilizado da Empresa e a conta mais adequada seria "construções" pelo meu ponto de vista.

Com relação à vida útil, esta deve ser mensurada por pessoal qualificado e deve haver um laudo de avaliação para dar suporte à mesma.

Att,

Marília

Lucas Frata Guzzo

Lucas Frata Guzzo

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 07:55

Bom dia, Marília
Obrigado pela sua resposta, pois tenho algumas dúvidas sobre o assunto devido ser uma área nova para mim.
Nesta mesma área que a empresa adquiriu existe uma pedreira sendo explorada pela própria empresa para arrumar estradas dentro da mesma área, porém a mesma não consta na escritura do terreno, acredito que a pedreira seja um ativo, mas qual seria o procedimento correto ?

LUCAS FRATA GUZZO
Bento Gonçalves, RS
Renato Rocha Dias Santos

Renato Rocha Dias Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 14:59

Oi Pessoal.

Não sou da área contábeis e estou com muitas dúvidas a respeito da exaustão florestal. Bom a exaustão em eucalipto como é calculado, visto que a floresta tem em média 3 cortes.

Como é feito a estimativa do valor da floresta para calcular o valor?

Isto reflete no imposto de renda e Pis/cofins.

Desculpem a informação básica, mas pois estou precisando entender urgente desta área.

Raul Neves

Raul Neves

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 14:35

Gostaria que se algum dos colegas possuir balanços de empresas com ativos biologicos, e puder divulgar,possam me enviar para minha dissertação.

Agradeço.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 15:25

Olá Renato. Esse procedimento não é tributado. Você precisa definir a melhor maneira de fazer a estimativa do valor, Leia o CPC 29 e ele vai te nortear. Minha empresa faz via Fluxo de Caixa Descontado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.