x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 443

Dúvidas Contabilidade para Igreja

Tatiana

Tatiana

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 22 maio 2021 | 18:00

Boa Tarde,Por favor, poderia tirar algumas dúvidas?

1) O pastor deve recolher o INSS em cima do que ele recebe (limitado ao teto) e não pelo mínimo (salário mínimo) , correto?

2) Os valores pagos ao Pastor tais como de FGTM, Plano de Saúde, Gastos com combustível, seguro de carro, o certo é compor ao seu valor de prebenda e sofrer a retenção?

3) Será o próprio pastor pagar o INSS e não a igreja, o mesmo deve ser recolhido como contribuinte individual, 20% e não a 11%, correto?

4) Das contas citadas acima nenhuma deve ser paga pela igreja (apenas o IR retido, se houver), deve ser pago a prebenda e o próprio pastor efetuar os recolhimentos?

5) Seria legal o carro no nome do pastor e seguro do carro no nome da igreja?

6) Seria legal fazer um contrato de aluguel da casa do próprio pastor como justificativa de casa pastoral?

7) Seria legal fazer contrato de comodato do carro do paator para justificar gastos com seguro, combustível, revisão?

8) Seria legal o plano de saúde do pastor e família em nome pela igreja? Não somando a pré-venda.

9) Estaria certo o entendimento que tudo que a igreja paga em nome dela, só que para o pastor, fica fora da prebenda? da


Vi alguns entendimentos, mas sem base legal. Poderiam passar entendimento com base legal, por favor.

Desde já agradeço a atenção.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 12:30

Boa tarde colega, bem o recolhimento para pastor deve ser pelo que ele recebe, já a questão dois pode sim os beneficio dados pela igraja ao pastor se enquadrar como prebenda. Na questãi três se for pagamento individual ao INSS será de 11%. Bom na questão quatro as ingrejas estão isentas de pagar IR, já na questão cinco, Bem na minha opinião embazada no que diz o principio da entidade, pode parecer inofencivo misturar o patrimonio pessoal com o da instituição, mas isto pode trazer graves danos o ideal é não fazer. A questão seis, o ideal é ser de propriedade da entidade religiosa. Questão sete poderia ser feito sim. pode, a questão oito também pode, já a quest~]ao nove, seguro de vida, plano de saúde, fundo ministerial, auxilio moradia são prebenda. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.