x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 11.054

Imposto devido na Consulta da Restituição, mas Liquidado no eCac

Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 2, Agenciador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 22:00

Boa noite, pessoal. É meu primeiro tópico aqui, então peço desculpas de forma antecipada se fizer algo errado.

Eu sou MEI, já fiz a declaração sozinho uns 2 ou 3 anos. Neste ano, depois de repetir os mesmos procedimentos e fazer a declaração de imposto de renda de PF, vi que tinha um valor a pagar. Apesar de dividir em 2 quotas, acabei pagando tudo de uma vez só porque nas guias geradas o vencimento era 30/04 (ou 30/05) para ambas. Então, no final das contas, paguei no ato as duas.

No entanto, fiz uma consulta pelo meu CPF no site servicos.receita.fazenda.gov.br
E recebi que a declaração foi processada, e o resultado encontrado é o de "Imposto a pagar, sem opção por débito automático."
Isso por me deixou um pouco confuso, pois já havia pago tudo o que consegui gerar no software.

Dessa forma, busquei por mais detalhes, e acabei chegando no eCAC. Depois de todos os trâmites de cadastro vi que, no Demonstrativo de Débitos da Declaração de 2021, a situação está de fato Processada e as duas quotas (que mostram vencimentos em 05/2021 e 06/2021) que ficam na Discriminação do Imposto a Pagar por Quota estão ambas com a situação "Liquidado".

Vi também que:
- Não há pendência na "Pendências de Malha"
- Consegui imprimir os dois comprovantes Comprovantes de Arrecadação
- E que "Não foram detectadas irregularidades..." na Situação Fiscal do Contribuinte.

Apesar de me deixar um pouco mais tranquilo, continuo confuso.
Por que na consulta de restituição está falando que há Imposto a pagar? Isso não necessariamente quer dizer que preciso pagar algo, dado que já está pago?

Obrigado demais pessoal! E me desculpem qualquer coisa, não entendo de Contabilidade.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Sábado | 29 maio 2021 | 20:12

A consulta da restituição, informa se há imposto à restituição OU se há imposto à pagar OU se não há imposto a restituir ou a pagar, considerando que já houve o processamento. No caso de imposto à pagar, também informa se houve a opção pelo débito automático ou não.
Mas ela não informa se o imposto já foi pago. Essa informação somente no e-CAC.
Portanto, fique tranquilo. Está tudo certo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.