x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 54

Imposto de renda transição de MEI para ME

Julio

Julio

Iniciante DIVISÃO 3, Internet
há 3 anos Domingo | 30 maio 2021 | 10:29

Bom dia a todos,

Estou com uma duvida sobre como declarar meu IRPF do 2020, eis a situação:

Em todo ano de 2020 estava prestando serviço como MEI, mas meus rendimentos ultrapassaram o limite de faturamento alem dos 20% (total R$110.000,00).

Contratei um contador para realizar todo procedimento legal em se tratando de calculo de impostos retroativos (todo o ano de 2020) e realizar a transição de MEI para ME.

Agora estou com uma duvida de como declarar esses valores, uma vez que todos eles passaram na minha conta corrente de pessoa física.

Na declaração de IRPF de 2020, realizei conforme orientações para o MEI. No meu caso é uma prestação de serviço, foi 32% de rendimento não tributável e o restante de rendimento tributável, uma vez que não houve deduções com despesas.

Obs.: Eu perguntei para meu contador sobre como declarar, mas não sei o que se passou, mas ele somente falou para não declarar o IRPF, mesmo indagando que os valores passaram na minha conta corrente de pessoa física.

Desde já agradeço pela ajuda e esclarecimentos


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.