x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.139

ATIVO IMOBILIZADO

Rodrigo Rocha Silvério

Rodrigo Rocha Silvério

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 3 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 11:05

Boa tarde ! Como contabilizar  compra de Persiana para escritório, poderá ser feita entrada como ativo imobilizado ?

Uma persiana tem o valor de 1470,00 e as demais valores inferiores a 1200,00 ( Ex: 528,00 e 290,00 ).

Poderiam me ajudar ?

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 15:10

Prezado Rodrigo, boa tarde!

De acordo com o CPC 27:

Ativo imobilizado é o item tangível que:
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
(b) se espera utilizar por mais de um período.
Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.
O critério a ser estabelecido é exclusivo da empresa, sempre observando a definição acima.

Para classificar um item como Ativo Imobilizado, tenho levado em conta rigorosamente os dois critérios, com peso maior para o item "(a)". Pois na aquisição é tudo tranquilo, mas o problema é depois, na movimentação e controle.
Itens como: Persianas, Estabilizadores, Ventiladores, etc., tenho descaracterizado da condição de Ativo Imobilizado e tratado como: Bens de Natureza permanente. Tal decisão foi tomada após diversos fatos envolvendo os itens citados, que causaram transtorno ao setor de Patrimônio.

Faça uma análise do Ramo de Atividade da Empresa, da Finalidade do Item, do Retorno que ele trará para a Operação da Empresa, etc., após isso você terá critérios objetivos para justificar sua decisão.

A título de exemplo prático, todas as persianas que foram consideradas Ativo Imobilizado, foram retiradas, substituídas por aplicação de películas e deixadas de qualquer jeito até virarem lixo. Ou seja, na operação elas eram irrelevantes, e de fato, não trouxeram nenhum benefício econômico para a empresa.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.