Com relação ao que perguntou a Eliziane, penso que o PIX é apenas uma forma de pagamento. Para descrever um lançamento é necessário verificar a essência da operação: pagamento de compras, recebimento de vendas, pagamento de salários ou pró-labore, pagamento de aluguéis, pagamentos de lucros, adiantamentos para futuro aumento de capital, reembolso de despesas, entre outros.
Agora, entrando no que o Francisco comentou, acredito que o Alex já deu exemplos que abrangem a conta transitória.
Com relação a exposição da necessidade de lançamento ser registrado com brevidade possível e não no momento oportuno, acredito que se trata de um procedimento que visa garantir a segurança e eliminação de possíveis vieses para elaboração das demonstrações contábeis, mas trago um contra ponto, principalmente do ponto de vista de pequenas e médias empresas, no que diz respeito a relação custo benefício de controles contábeis. Portanto, lembrando as normas, acredito ser importante, mesmo adotando procedimentos padrões, que o profissional lembre do caráter subjetivo e utilize seu julgamento a cerca dos princípios previstos, tais como: competência, entidade, materialidade, uniformidade de critérios, confiabilidade, integridade, tempestividade, entre outros.
De qualquer maneira, gosto muito de ver assuntos contábeis serem discutidos desta forma, e agradeço quem puder me informar sobre possível inconsistência ou problemas na minha exposição.
Obrigado a todos!