x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.997

Contabilização dos Créditos de INSS A Compensar Após Revisão Tributária

Luiz Gustavo Sousa Silva

Luiz Gustavo Sousa Silva

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 15:25

Boa tarde caros colegas!

Preciso de uma ajuda dos senhores. A empresa em que trabalho contratou um escritório tributarista especializada para fazer uma revisão nos recolhimentos previdenciários pagos nos últimos 5 anos. Deste estudo, surgiu um valor que foi pago a maior (recolhimento previdenciário sobre verbas indenizatórias) e tal valor será compensado nas próximas competências.

Minha dúvida é a contabilização do crédito encontrado, sei que o valor a compensar deverá constar no ativo circulante, mas não consegui identificar qual seria a contrapartida. Alguém poderia me ajudar?


Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2021 | 14:28

Boa tarde,

Referente a parte patronal , se houver, entendo que será debitado INSS a recuperar e creditado o valor a conta Ajuste de Exercícios anteriores, pois trata-se de uma despesa que interfere no resultado, e como não se pode afetar no resultado corrente, lança-se na conta de ajuste.  Nesse lançamento está diminuindo a despesas com o INSS.

Já o INSS que é descontado dos funcionários não tem impactos em contas de resultados, Em que no caso aumentaria os Salários a pagar e a empresa deve pagar o funcionário e não se creditar. 

Assim faria um estorno ao caixa e teria uma obrigação de salários referente ao que foi descontado.

D -  Caixa
C -  Salários a pagar

Esse é meu raciocínio, espero lhe ajudar. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.