x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 108

DÚVIDAS - EMPRESARIO INDIVIDUAL

Elaine Araújo

Elaine Araújo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2021 | 15:47

Boa tarde Companheiros

Em relação ao empreendedor individual (SIMPLES NACIONAL) , gostaria de saber se ele precisa pagar o INSS na guia GPS para se aposentar  ?
E se o empreendedor individual fizer a opção do simples no final do ano ? ele é lucro presumido automaticamente, até que seja aceita a solicitação?
obrigada desde já,
Elaine

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 15:32

Elaine Araújo, boa tarde.

Colega, suas dúvidas estão meio confusas pra mim, mas vou tentar te ajudar no que eu tiver entendido delas.

Em relação ao empreendedor individual (SIMPLES NACIONAL) , gostaria de saber se ele precisa pagar o INSS na guia GPS para se aposentar  ?
Bom, você pode fazer o recolhimento do EI na própria guia da empresa, colocando ele com retirada pró-labore e fazendo a contribuição de 11% sobre essa retirada.

E se o empreendedor individual fizer a opção do simples no final do ano ? ele é lucro presumido automaticamente, até que seja aceita a solicitação?
Para uma empresa em atividade, a opção do SN se faz em janeiro de cada ano. Não existe mais o agendamento da opção, que se iniciava em dezembro do ano anterior. E sim, até que a opção seja deferida, a empresa continua no regime atual a que ela pertence.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2021 | 08:34

Elaine Araújo, bom dia.

Fico feliz que tenha respondido da maneira que você precisava e assim tenha te ajudado.

Disponha! =)

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.