x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.095

empresa lucro real

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 28 fevereiro 2007 | 14:43

Ola Claudilene

LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - Aspectos Contábeis
O prejuízo ou lucro contábil resulta do confronto entre as receitas, operacionais e não-operacionais, custos e despesas operacionais, provisões e outros valores que forem transferidos para o resultado do exercício, em que o saldo líquido apurado na demonstração do resultado do exercício, quando negativo, denomina-se prejuízo contábil, e quando positivo, lucro contábil.

O prejuízo ou lucro contábil apurado é transferido para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados" do grupo Patrimônio Líquido, dando-lhe a destinação prevista no contrato ou estatuto social.
Ressaltamos que a pessoa jurídica, mesmo apurando resultado contábil negativo, pode ficar sujeita ao cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro, uma vez que, efetuando os ajustes de adições e exclusões a este resultado, o mesmo pode converter-se em resultado positivo para efeitos fiscais.

De acordo com os artigos 167 e 189 da Lei nº 6.404/1976, o prejuízo contábil apurado no exercício será, obrigatoriamente, absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros, reserva legal e pela reserva de capital, nessa ordem, não podendo, no entanto, ser compensado com a reserva de correção monetária do capital social, uma vez que a legislação determina que esta reserva deve ser capitalizada.

Não havendo saldo credor em nenhuma das contas referidas, o valor negativo apurado no resultado do exercício permanece na conta "Prejuízos Acumulados", inexistindo prazo para sua compensação.

A conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados", classificada no Patrimônio Líquido, poderá receber lançamentos relativos a:

a) saldo positivo ou negativo do resultado do exercício;

b) ajustes de exercícios anteriores decorrentes de efeitos da mudança de critérios contábeis ou retificação de erro e a correção monetária daquele saldo;

c) as reversões de reservas e o lucro líquido do período; e

d) as transferências para reservas, os dividendos e a parcela dos lucros incorporada ao capital.

Exemplo:
I - Na transferência do lucro apurado na demonstração do resultado do encerramento do exercício social, o registro contábil poderá ser efetuado do seguinte modo:
D - RESULTADO DO EXERCÍCIO
C - LUCROS/PREJUÍZOS ACUMULADOS (Patrimônio Líquido)

No caso de prejuízo, o lançamento será efetuado da seguinte forma:
D - LUCROS/PREJUÍZOS ACUMULADOS
C - RESULTADO DO EXERCECIO (Patrimônio Líquido)

II - Na hipótese de uma parcela da conta "Lucros Acumulados" ser aproveitada para aumento do capital social, o lançamento contábil poderá ser efetuado da seguinte maneira:
D - LUCROS ACUMULADOS patrimônio Líquido)
C - CAPITAL SOCIAL (Patrimônio Líquido)

III - No caso da empresa destinar parte do lucro para distribuição aos sócios:
a) pela provisão:
D - LUCROS ACUMULADOS
(Patrimônio Líquido)
C - DIVIDENDOS A PAGAR
(Passivo Circulante)
b) pelo pagamento:
D - DIVIDENDOS A PAGAR (Passivo Circulante)
C - CAIXA/BANCO (Ativo Circulante)

Não se esqueça de escriturar no lalur o prejuizo.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
JOAO BATISTA BORELLI

Joao Batista Borelli

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sábado | 26 janeiro 2008 | 09:56

Bom Dia ! Gostaria de consultar alguns lançamentos, por ex. 01 Cooperativa Agricola Mista, os seguintes: a mesma encerrou o ano com prejuizos, aí os sócios irão saldar este prejuizo, como faço este lançamento ? ele é feito antes do fechamento do balanço, ou logo no inicio do novo período contábil ? Desde já agradeço, muito cordial... Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.