x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.905

Dúvida sobre uma particularidade sobre o nome empresarial/ fantasia

Luan Vieira

Luan Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 12:13

Prezados colegas, eu tenho uma dúvida a respeito do nome empresarial e fantasia. No que se refere ao nome empresarial é comum não usar acentos gráficos ou a letra c cedilha, como no exemplo hipotético a seguir "XYZ CONSTRUCOES LTDA", agora seguindo essa mesma linha de pensamento e suponhamos que esse nome será usado também no nome fantasia da respectiva empresa. Nesse caso no nome fantasia também não se usa acentos gráficos ou c cedilha? Como no cartão social CNPJ e/ou documento constitutivo da empresa (contrato social)
Resumindo:
1 - Eu queria saber se no nome fantasia em via de regra também não se usa acentuação gráfica e/ou c cedilha
2 - E se tem alguma explicação a respeito dessa particularidade no que se refere ao nome empresarial/ fantasia. Esse segundo questionamento, apenas caso alguém possa explicar mesmo.

OBS: Sou estudante. 
Desde já eu agradeço a atenção.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 13:30

Lucas,

No Contrato Social e outros documentos da empresa podem ser escritos os nomes empresarial e fantasia com a devida acentuação.
No cartão de CNPJ, por uma questão sistêmica, a RFB coloca todas as palavras sem acentuação.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.