x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.570

SCP - Contabilização de Receita

Nathalia

Nathalia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 14:38

Estou constituindo uma Sociedade em Conta de Participação (SCP), mas ainda me ocorre algumas dúvidas. Entendo que a SPC irá ter seus próprios livros contábeis, assim como a ECD terá que ser entregue separada da empresa Sócia Ostensiva.
Mas minha dúvida é: 
Se a SPC não pode fazer emissão de nota fiscal, apenas a sócia ostensiva, como irei reconhecer contabilmente a receita na SCP? Quais os lançamentos que farei para fazer a transferência dessas receitas que obtive no projeto?

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 26 setembro 2021 | 14:14

Prezado, 

As receitas auferidas pela SCP serão contabilizadas pela própria SCP e não pela sócia ostensiva. Embora a Sócia Ostensiva é que faça a emissão dessas notas fiscais, devido a contabilidade ser feita em livro próprio, essas NFS deverão ser contabilizadas somente na SCP.

Exemplo:

Ostensiva emitiu duas notas conforme abaixo:
Nota 1 - Valor R$ 50.000,00 
Nota 2 - Valor R$ 10.000,00 → Referente a Receita da SCP

A nota 1 será contabilizada na ostensiva como receita dela própria, creditando o grupo de receita e debitando a conta de créditos a receber.

Já a nota 2, será contabilizada na SCP, como receita auferida pela SCP creditando a conta de receita e debitando a conta de créditos a receber.

Alex Santos
Contador
Salvador/BA
Nathalia

Nathalia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2021 | 09:46

Obrigada, Alex! Estou com dificuldade em encontrar material sobre contabilidade de SCP, você conhece algum material sobre o assunto para indicar? Tenho a impressão pelas pesquisas que fiz, que cada pessoa tem um entendimento sobre. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.