x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 579

Baixa de um Bem Obsoleto sem Depreciação

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2021 | 15:51

Prezada Paula, boa tarde!

Apenas contextualizando....

Por ser uma Entidade Sem Fins, o primeiro passo é verificar se o Bem foi adquirido com algum tipo de Recurso Vinculado ou de Convênio. Neste caso, seria necessário avaliar o instrumento que deu origem a parceria para certificar-se que a baixa pode ser de forma simples ou se é prevista alguma compensação, responsabilização, reposição do item, etc...

Caso o Bem tenha sido adquirido com Recursos Próprios das atividades, a baixa não trará nenhum problema. Porém, recomendo que analise se o assunto não foi tratado também no Estatuto.


Aqui, utilizo o lançamento contábil que reflete a situação prevista/permitida no Procedimento do Ativo Imobilizado da Instituição:

D - PERDAS POR AVARIAS/FURTO OU ROUBO (RESULTADO)
D - ( - ) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA (ATIVO) *
C - IMOBILIZADO (ATIVO)

(*) conforme informado por você, o item não possui depreciação, então, não haveria esta conta.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
Paula Costa

Paula Costa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 07:50

Bom dia Ezequiel, obrigada pela rápida resposta.
Os bens foram adquiridos por recursos próprios e não tem no Estatuto. Foram pra sucata mesmo, vários.
Então ficaria assim:
D - PERDAS POR AVARIAS/FURTO OU ROUBO (RESULTADO)
C - IMOBILIZADO (ATIVO)

Seria isso?

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 08:38

Prezada Paula, bom dia!

Sim, nas condições apresentadas por você no caso em questão, o lançamento seria este mesmo.
Elabore também um documento (o correto seria ter elaborado na época uma espécie de laudo, com registro fotográfico das condições dos bens, etc.) com a explicação/justificativa da baixa, informando que os bens foram destinados para sucata e que não houve obtenção de nenhum recurso com essa destinação.

Se o fato ocorreu em gestões diferentes, e, para resguardar a atual, seria interessante que os representantes da época assinassem em conjunto, efetivando o fato na data atual sob a justificativa da realização de inventário e detecção da ausência dos bens.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.