x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 21.172

Contabilidade de Supermercados Lucro Real

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 17:07

Ana Izabel Carneiro Espindula

Seja bem vinda ao forum.

Destaque suas dúvidas que os companheiros do forum te ajudarão.
Lucro Real Anual ou trimestral?

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
ANA IZABEL CARNEIRO ESPINDULA

Ana Izabel Carneiro Espindula

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 14:17

Boa tarde!

Quero saber sobre as obrigações e datas do ANUAL e TRIMESTRAL também.
Se existe um programa de contabilidade onde eu possa fazer a importação dos dados (notas fiscais) que o pessoal do supermercado insere no sistema deles.

Caso alguém tiver um "passo a passo" do lucro real de supermercados, dicas, referências (estou fazendo uma monografia p MBA sobre esta área) ficarei muito agradecida.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 09:20

Bom dia, Ana Izabel


Caros Colegas, estou pegando uma contabilidade de Supermercado LUCRO REAL, tenho muitas dúvidas.

O que importa é o regime de tributação, neste caso o Lucro Real, sendo indiferente o ramo de atividade que pode ser qualquer um entre comércio, indústria, serviços, agronegócios, etc.

Portanto, se você já dominar as técnicas contábeis necessárias à recepção de documentos, triagem, classificação, lançamentos contábeis e emissão de relatórios contábeis, como Balancete, Balanço Patrimonial, RE, DFC, etc., pelo menos 90% do caminho já foi percorrido, restando-lhe analisar e atender as determinações legais sobre esta modalidade de tributação, principalmente de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda a partir do Art. 246.

Alguém tem um passo a passo para estar me disponibilizando por e mail ?

De acordo com as Regras Internas, o Fórum Contábeis não foi criado para resolver dúvidas particulares por e-mail, e sim, expor a todo a público a troca de idéias profissionais e também a solução de certas dúvidas.

Posto que pelo menos 85% das dúvidas mais comuns já estão solucionadas em outros tópicos, inclusive assuntos pertinentes ao Lucro Real, sugiro-lhe uma pesquisa. Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=lucro+real+supermercados&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D2" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Clique aqui e verifique.

Quero saber sobre as obrigações e datas do ANUAL e TRIMESTRAL também.

Ao analisar as pesquisas que lhe indiquei, certamente esta dúvida será solucionada.

Se existe um programa de contabilidade onde eu possa fazer a importação dos dados (notas fiscais) que o pessoal do supermercado insere no sistema deles.

Sugiro-lhe consultar os desenvolvedores dos sistemas do escritório e do cliente para saber se é possível relacionar os dois mediante a transferência de dados.

Caso alguém tiver um "passo a passo" do lucro real de supermercados, dicas, referências (estou fazendo uma monografia p MBA sobre esta área) ficarei muito agradecida.

Sobre o "passo a passo" acabei de lher expor uma visão panorâmica logo acima; tratando-se de monografia, a pessoa apropriada a lhe esclarecer seria o(a) Professor(a) Orientador(a).

Finalizando, embora você tenha "muitas dúvidas", observemos que este debate será bem mais conclusivo e abrangente se tais dúvidas forem apresentadas à medida em que surgirem, pois mesmo que alguém se disponha a lhe proporcionar um manual ou tutorial ou artigo completo, com certeza você não ficaria ainda bem esclarecida.


Boa sorte.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 16:35

Ana
Tambem comecei a fazer contabilidade de supermercado.
Tive a sorte de poder visitar outro supermercado com contabilidade interna (que usa o mesmo sistema ERP), para poder conhecer um pouco desse ramo.
o que posso te dizer, que conhecer a operação do cliente é essencial, desde a entrada das mercadorias no mercado, até as saidas. Não falo da operação contabil, pq isso e o minimo, mas da movimentação, como é feito a entrada das mercadorias no estoque, as saidas, se estão retirando mercadoria para consumo das prateleiras ou do estoque, e como está sendo feito esta baixa .... tudo, tudo mesmo !
Depois é converser seu cliente, que uma boa contabilidade, dependende não só de um bom contador .... e sim de como as informações irão chegar até voce ! Um bom sistema ERP que controle tudo, é a melhor alternativa, para nós contadores e para o cliente, porque há sistemas proprios para supermercados que ajudam a mantermos a grade tributária muito bem "amarrada" para não perdermos $$ (acabar recolhendo mais do que se deve). Outra coisa, dependendo do tamanho do supermercado, se voce precisar de auxiliares, não economize ... voce precisa pessoas de boas e capacitadas ao seu lado, senão seu trabalho aumenta, e pessoas capacitadas são bem remuneradas !

Bom, como estou começando tbm nesse ramo, o que posso dividir é isso !

Há, muito importante, é estar bem atualizada com a legislação Estadual e Federal, pois esse ramo abrange muitos produtos. Como estamos em Estados diferentes, o que poderei dividir com voce, será a questão Federal.

E com certeza trarei outras informações mais técnicas dentro de alguns dias !


Abraço

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 14:12

Prezadas Ana e Cristiane, a principal dica que dou é não passar batido no PIS e na CONFINS, supermercados tem muitos de seus itens com tributação monofásica, alíquota zero e tem a questão da Carne que não pode aproveitar todo o crédito do PIS e da COFINS e apenas um percentual. Como um supermercado costuma ter mais de 5 mil itens, uma boa classificação do cadastro de produtos seria o primeiro passo para se ter uma contabilidade bem feita.

Como você está em Minas Gerais, já te digo que se o supermercado em questão fizer aquisições de distribuidoras e atacados situados aqui no nosso estado muitas de suas NFs virão com destaque incorreto de ICMS-ST pois muitos classificam de maneira equivocada suas mercadoria apontando MVAs diferentes dos devido, principalmente na linha de produtos de Higiene e Limpeza, onde alguns NCMs chegam a ter 3 ou 4 MVAs e as distribuidoras aproveitam para aplicar o menor MVA mesmo sabendo que não é o adequado.

E por fim, como estamos chegando próximos ao final do ano já te digo que ficar atenta ao balanço dos estoque da empresa, pois as diferenças nas contagens são grande e as decisões sobre o que informar sempre causam dúvidas, tente dar as melhores orientações possíveis ao seu cliente nesse sentido.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

WALLACE BORGES MOREIRA

Wallace Borges Moreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 16:05

Gostaria da colaboração de voçês!
Como proceder na contabilização de um supermercado
que recebe suas vendas através de TICKET's (alimentação)?
A empresa (PRESTADORA) emite uma NF de Serviços discriminando REEMBOLSO DE CUPONS/BENEFICIOS, SERVIÇOS INTERMEDIARIOS E TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO.
Dessa forma irei contabilizar despesas somente dos SERVIÇOS e TAXAS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.