x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 405

Balanço de Abertura - Lucro Presumido

Glaucia  Oliveira

Glaucia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2021 | 09:25

Bom dia, 

Estou com dúvida referente ao diferença entre ajuste de anos anteriores e balanço de abertura, pois tenho uma empresa que era simples nacional em 2.019, e recebemos uma notificação de exclusão do ano de 2.020 agora em 2.021, porém o balanço fechado para apresentação do banco em 2.019, faltaram muitas informações de saldo,  como posso proceder neste caso,? Pois efetuei dessa forma os lançamentos;
D. Clientes (AC)
C.  Balanço de Aberturas (PC)

D. Balanço de Abertura (PC)
C. FGTS a Recolher (PC)
Alguém poderia me auxiliar por gentileza?


Nathalia

Nathalia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2021 | 17:09

Glaucia, você irá refazer a contabilidade 2019 ou está fazendo a de 2020 e 2021 e precisa corrigir os saldos?

O ajuste de exercícios anteriores é para corrigir ou retificar erros, já o balanço de abertura é para dar inicio a  escrituração como a do Simples mesmo que irá para outro regime de tributação, ou de uma empresa que anteriormente não tinha escrituração contábil (como no caso a que estou trabalhando, que é do presumido mas estava inativa desde 2006, e temos apenas informações de capital social e saldos de banco).
Mas a conta que está utilizando não irá fechar se fizer os lançamentos dessa forma como usou de exemplo. A conta de balanço de abertura é uma conta transitória, logo ela ira zerar no final dos lançamentos. Exemplo:

D- Balanço de Abertura – R$ 1.000,00
C- FGTS – R$ 1.000,00

D- Despesa com FGTS – R$ 1.000,00
C- Balanço de Abertura – R$ 1.000,00





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.