x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 7.208

Ativos 100% Depreciados: como contabilizar?

Pétrius Costa

Pétrius Costa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 21:53

Olá aos amigos do fórum!

Com o advento da adoção das normas internacionais aqui no Brasil e da 11.638, gostaria de saber qual a correta contabilização de um ativo 100% depreciado e qual a consequencia da venda do mesmo.

Por exemplo: um equipamento ou veículo no valor de R$ 50.000,00 que foi completamente depreciado. Ele permanece no Ativo? Com que valor? A venda deste implica em um ganho ou em uma receita?

Grato desde já.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 18:40

Cumprimentos,

Você poderá ainda fazer um "ajuste patrimonial" de acordo com a Lei 11.638, artigo 182, paragrafo 3º e contabilizar o novo valor, isso TAMBÉM serve para seus "Ativos e Passivos" (com num todo). Tome cuidado e atenção nos registros desse ajuste.

Na grande realidade fora PROIBIDO a "Reavaliação/Reserva", claro com essa mudança trouxe algumas mudanças legais.

Espero ter ajudado.

Vander

Pétrius Costa

Pétrius Costa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 19:52

Esclareceu deveras!
Muito grato, Vander!

Porém, se tal conta do PL foi agora PROIBIDA, qual é a contrapartida desse ajuste? Como ficaria no Diário, por exemplo?

Grato desde já.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 20:18

Por nada amigo, para um maior esclarecimento vamos fazer um exemplo;

a) Avaliação de imóveis a preço de mercado, com laudo devidamente fundamentado e nas circunstâncias determinadas pela Lei, considerando:
Valor contábil: R$ 1.000.000,00
Valor conforme laudo: R$ 1.300.000,00
Diferença: R$ 300.000,00


D - Ajuste a Valores de Mercado - Imóveis (Ativo Não Circulante)
C - Ajustes de Avaliação Patrimonial - Imóveis (Patrimônio Líquido)
R$ 300.000,00

b) Avaliação de direito contratual a valor de mercado, na aplicação inicial da Lei 11.638/07, considerando:
Valor contábil: R$ 100.000,00
Valor justo: R$ 80.000,00
Diferença: R$ 20.000,00


D - Ajustes de Avaliação Patrimonial - Direitos Contratuais (Patrimônio Líquido)
C - Ajuste a Valores de Mercado - Direitos Contratuais (Ativo Não Circulante)
R$ 20.000,00

Ve se da para entender amigo, são meros exemplos.

Att.
Vander

Raimundo Lucas Pinto Filho

Raimundo Lucas Pinto Filho

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 09:03

Prezados Colegas, bom dia!
Meu Cliente é uma fundação sem fins lucrativos e tinha em seu imobilizado um veículo 100% depreciado, adiquirido por R$ 25.000,00 e ela vendeu-o por R$ 7.000,00. Gostaria de vossa ajuda. Está correta a contabilização abaixo?
Pela venda do bem:
D - Caixa
C - RNO

Pela baixa do bem:
D - Depreciação acumulada (AI)
C - Veículos (AI)

Desde de já, agradeço.

Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 14:22

OLA PESSOAL, GOSTARIA QUE TIRASSEM-ME UMA DUVIDA!
Eu montei um balanço de abertura de uma determinada empresa no ano de 2010, so que pela 1ª vez me aconteceu de um bem (impressoras) ficar totalmente depreciado.
EXEMPLO: IMPRESSORAS R$ 1.300,00
(-) IMPRESSORAS R$ 1.300,00;
OU SEJA, O VALOR DE IMPRESSORAS JA FOI TODO DEPRECIADO, minha duvida é: mesmo ele estando todo depreciado eu devo colocar ele no balanço de abertura, ou nao? como eu devo proceder com isso..
Desde ja agradeço a todos!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.